Renault Trucks lança série de vídeos para destacar itens de segurança de seus caminhões

O tráfego urbano está cada vez mais complicado. As ruas das cidades estão cada vez mais lotadas de carros, pedestres e ciclistas, e para os motoristas de caminhão que precisam enfrentar diariamente essa rotina, o cuidado precisa ser redobrado.

Por isso a Renault Trucks publicou uma série de vídeos destacando as inovações de segurança para os caminhões série C e K, mais voltados ao tráfego urbano, em coleta de lixo, entregas urbanas e outros.

Entre os itens de segurança que esses veículos já dispõem para tráfego urbano estão o freio de estacionamento de emergência, que ativa o freio estacionário do veículo automaticamente quando o motorista sai da cabine, a janela de visão direta na porta direita, que permite uma visão mais ampla da parte direita do veículo, eliminando pontos cegos.

Outros itens incluem o sistema de visão indireta, com uma série de câmeras de vigilância instaladas ao redor do caminhão. As imagens são exibidas em uma tela na cabine. Também está disponível como opcional uma série de sensores que detectam a presença de pedestres ou ciclistas nos pontos cegos do caminhão.

LEIA MAIS  O CHEVROLET AMARELO - Caminhão Chevrolet D 80 6x2

Podem ainda ser incluídos no veículo um auto-falante de alerta, que fala toda vez que o caminhão vai manobrar para a direita, por exemplo, ao virar uma esquina, e também quando o caminhão vai iniciar uma manobra em marcha-à-ré. Esse sistema tem também luzes indicadoras extras para aumentar a visibilidade das manobras do caminhão.

LEIA MAIS  PRF flagra veículo de carga com 23 toneladas de excesso de peso na BR-135/PI

Os vídeos publicados pela Renault destacam esses itens com bastante humor, mostrando pedestres e ciclistas se preparando para batalhas antes de saírem de casa e enfrentarem o tráfego urbano. Mais vídeos serão publicados pela montadora nos próximos dias.