Irã apresenta fábrica de caminhões própria

O Irã tem sido alvo de diversas sanções econômicas nos últimos anos, devido a conflitos por violações de acordos internacionais e ataques a outros países. Nos últimos dias, a tensão cresceu, quando os Estados Unidos realizaram um bombardeio que matou o general Qassim Soleimani.

Para driblar esses bloqueios comerciais, o Irã tem criado suas próprias alternativas. Uma delas foi apresentada agora. O governo do país apresentou a montadora Chapar, que deve produzir veículos comerciais para uso em vários segmentos, depois que outras montadoras, como a Mercedes-Benz, saíram do Irã devido às sanções.

O primeiro caminhão apresentado pela Chapar é um basculante, que usa uma cabine copiada do DAF CF. De acordo com o governo iraniano, o investimento total na construção da fábrica e desenvolvimento do caminhão foi de US$ 240 milhões.

O Chapar basculante é equipado com motor diesel de 354 cavalos de potência, com torque de 1.850 Nm. De acordo com a agência de notícias estatal, outros modelos serão apresentados em breve.

As informações da agência de notícias também falam que os 80 milhões de habitantes do Irã compram cerca de 1,5 milhão de veículos por ano. Devido às sanções comerciais, muitas fábricas do país pararam por falta de componentes, e os preços dos veículos dispararam.

Os veículos produzidos no Irã dependem de importações críticas de peças que variam de airbags, pistões e cabeçotes a chips de computador, incluindo unidades de controle de motores e sensores.

1 comentário

IJLIMA 11/01/2020 - 20:08

Literalmente uma Bomba! No melhor sentido da expressão, ou quem sabe de verdade, Vai lá saber em se tratando de onde vem o bruto.

Reply

Deixe um comentário!

Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980?