Scania cria alarme que evita roubo e desvio de combustível de seus caminhões

por Blog do Caminhoneiro

Infelizmente, em todo o mundo, não é incomum a prática de roubo ou desvio de combustível dos caminhões. Muitos litros de diesel são tirados de veículos e revendidos por preços muito baixos. Para acabar com o problema, a Scania acaba de apresentar um sistema de alarme para o tanque de combustível.

Inicialmente, o sistema está disponível na Europa e para caminhões da montadora com tanque único, mas, em breve, também estará disponível para veículos com dois tanques.

O sistema de alarme tem dois tipos de funcionamento. Se a tampa do tanque for forçada, na tentativa de abertura sem chave, o alarme do veículo dispara. O sistema também é ativado se o nível de combustível baixar muito rapidamente, mesmo que a tampa seja aberta com a chave. O alarme monitora o veículo por 65 horas sem interrupção, geralmente o tempo máximo entre um abastecimento e outro.

Se o dono do veículo tiver o Pacote Controle no Scania Fleet Management, também é avisado por e-mail, notificação no celular e um aviso no portal do Scania Fleet Management.

Ladrões de diesel, em uma transportadora francesa, deram um prejuízo de mais de 12 mil Euros em 2019. Mesmo com câmeras de segurança, a empresa não conseguiu inibir os roubos.

Além do prejuízo com o combustível roubado, o dono da transportadora, que não teve o nome divulgado, disse que os ladrões quebram as tampas e fazem furos nos tanques, algo que imobiliza os caminhões até que os reparos sejam feitos.

Para evitar o roubo, além do alarme, o tanque do veículo conta com a tampa na cor vermelha, com a informação de alarme, que avisa que o combustível está protegido. Isso tenta inibir a ação do ladrão.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

3 comentários

RODRIGO MESQUITA FERREIRA LIMA 02/01/2020 - 22:04

Sinceramente, pra ladrão é tudo balela, sempre dão um jeito de burlar, mas vamos esperar o que vai dar

Reply
Raimundo Nonato 02/01/2020 - 17:54

Isso mesmo!
Tenta inibir o roubo, porque para o motorista ladrão brasileiro, não tem cerca ele sempre dá um jeitinho.

Reply
Amilton Brito Ferreira 02/01/2020 - 17:36

A tecnologia trabalhando num sistema anti-fraude é muito bem vindo. Inicialmente deve vir num custo muito alto. Mas no futuro a acessibilidade deve se concretizar.

Reply

Escreva um comentário