Pepsico compra 18 caminhões Scania movidos a gás

por Blog do Caminhoneiro

Visando melhorar a eficiência de suas operações logísticas, a Pepsico acaba de anunciar a compra de 18 caminhões Scania movidos a gás. São 10 modelos G 340 4×2 e oito R 410 6×2. O anúncio está sendo feito um dia antes do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que comprova a parceria das empresas para mitigar os impactos das emissões de CO2 na atmosfera.

“A PepsiCo foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra a nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável”, disse Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil.

Os caminhões foram negociados pela concessionária Scania Codema, de São Paulo. De acordo com o anúncio, os caminhões irão rodar por todo o Brasil, transportando cargas da Pepsico para seus centros de distribuição.

“O objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem liderando esta transformação. Para nós, não existe apenas um modelo sustentável e cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixam em sua realidade. Para o Brasil, o ‘Aqui e Agora’ é o caminhão movido a GNV e/ou biometano”, diz Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

A Pepsico vinha testando um caminhão a gás desde novembro do ano passado.

“O veículo foi colocado à prova nas mais severas condições que sua proposta de atuação promete. Ele atuou na operação real e pudemos, em parceria com a PepsiCo, analisar todas as informações geradas e benefícios práticos do produto”, explica Barral.

De acordo com a Pepsico, com os testes a empresa pode comprovar os resultados efetivos prometidos pela Scania, o que foi decisivo para a compra das 18 unidades. Além de se destacarem pela redução das emissões de CO2, os caminhões tem uma menor emissão de ruídos e tem um custo operacional menor do que o de um veículo similar a diesel.

Na semana passada a Scania já havia registrado as primeiras vendas de caminhões a gás, para as empresas RN Express e Jomed LOG. Esses quatro caminhões serão usados para transportes de produtos L’Oréal.

Para atender à essa nova demanda, a Scania está atualizando sua rede de concessionárias, para realizar as manutenções programadas e qualquer outro serviço necessário nos veículos.

Não são necessárias grandes mudanças nas concessionárias para receber os veículos a gás. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementados ao longo dos próximos meses.

“Esta frota mais sustentável rodará praticamente todo o Brasil e daremos o suporte necessário na operação do cliente, para manter a manutenção em dia e garantir a disponibilidade dos produtos”, completa Barral.

Os motores desses caminhões foram desenvolvidos exclusivamente para rodarem com gás, e trabalham em ciclo Otto, com velas de ignição, diferente do ciclo diesel. O combustível pode ser 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.

Além do uso de gás comprimido, a Scania também está testando duas unidades que rodam com gás natural liquefeito, que oferecem uma autonomia superior aos 1.000 quilômetros, dependendo da operação. Com gás natural comprimido, a autonomia chega aos 400 quilômetros.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

4 comentários

Neto Guincho 05/06/2020 - 08:03

Creio que o páteo da empresa, terá um cavalete de gás onde o gás é abastecido direto pela tubulação da Cia de gás. Assim ganham em autonomia de abastecimento

Reply
Carlos Alexandre Boone 04/06/2020 - 19:45

Aonde o motorista vai dormi encima dessa bomba . Pois qualquer veículo a gás todos que estão no interior do veículo tem que saí de do veículo !!! Só irá funcionar com viagens com que o motorista durma no hotel ou trabalhar dentro de cidades que o motorista não durma no caminhão ???

Reply
Abel Alfredo de Souza 04/06/2020 - 14:39

A pepsico é uma das melhores empresas do segmento logístico internacional do país.

Reply
Antônio 04/06/2020 - 14:05

Olá amigos TDS bem.uma pergunta aonde esses caminhões irão abastecer gás pois não tem gaz em TDS as rodovias

Reply

Escreva um comentário