ZF TraXon passa a equipar o Volkswagen Constellation

por Blog do Caminhoneiro

Os caminhões Volkswagen Constellation, das versões 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360, a partir de agora passam a contar com a nova transmissão ZF TraXon, chamada de V-Tronic ZF Traxon pela Volkswagen. Para esses modelos, o câmbio está disponível com 12 marchas, e é automatizado.

O foco da mudança para os modelos Volkswagen é ampliar a competitividade da linha, que já é versátil, mas que ganha em conforto, segurança e redução do custo operacional com a opção do câmbio ZF TraXon.

“Oferecemos um produto com alta tecnologia embarcada, descomplicada e amigável, que permite ao motorista focar apenas na condução do veículo. Com a nova automação do trem de força, estamos maximizando a segurança, eficiência e disponibilidade dessa nova geração de produtos. Nossas soluções de transporte são desenvolvidas com foco total nas necessidades do nosso mercado e na rentabilidade dos nossos clientes”, comenta Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

O câmbio chega aos caminhões VW com melhorias para ampliar ainda mais a eficiência mecânica e aumentar os intervalos entre as manutenções preventivas. O sistema do câmbio também trabalha em conjunto com o motor, propiciando sempre a troca mais rápida e a escolha da melhor marcha para qualquer condição de operação.

O acionamento do câmbio é feito por uma alavanca instalada no console central do modelo, que aumenta a ergonomia, e o novo câmbio também oferece um ganho considerável no conforto acústico da cabine, já que é 35% mais silencioso que outras transmissões semelhantes disponíveis no mercado.

Graças ao câmbio TraXon, os modelos Constellation também passam a contar com uma série de tecnologias, como o Eco-roll, que é um sistema de “banguela” controlada do caminhão, visando redução de consumo; Sensor de Inclinação, para obter a melhor marcha em aclives, priorizando a economia no consumo de combustível; Modo Manobra, que oferece a possibilidade de um maior controle de velocidade, sem trocas de marchas desnecessárias; Kick down, que permite que, quando o motorista pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha e aumente o giro do motor para melhorar a performance em ultrapassagens; e também conta com o Easystart, que é um assistente de partida em rampas.

TraXon no Meteor

Os Constellation são o segundo modelo da Volkswagen a receber essa transmissão. Em setembro, a montadora apresentou o Meteor, o novo extrapesado da marca, que também é equipado com a TraXon.

Equipado com motores MAN D26, de 13 litros, o modelo tem potências de 520 cavalos e 2.500 Nm de torque na versão 6×4, e 460 cavalos com 2.300 Nm na versão 6×2.

Para esse modelo, existe a possibilidade da instalação da ZF TraXon com 16 marchas, usada geralmente em operações mais exigentes, como operações do segmento florestal ou canavieiro.

A ZF TraXon também equipa o Novo DAF XF, lançado em agosto.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!