CaminhõesDestaquesEmpresasNotícias

Petrobras destaca informações sobre a composição do valor do diesel em publicação

Um dos temas mais sensíveis no que diz respeito ao transporte no Brasil é o valor do diesel, responsável pela maior parcela do custo do transporte rodoviário, e que, para o caminhoneiro, está em valores muito altos. Por isso, muita gente acha que a culpa dos valores dos combustíveis nas bombas é da Petrobras.

Por isso, a estatal publicou um artigo em seu site, com o título “Verdades sobre o preço do diesel que você precisa saber”, que mostra que o valor final do diesel não depende da Petrobras e que o nosso combustível não é um dos mais caros do mundo.

O primeiro tema é sobre o preço do diesel no Brasil ser um dos mais caros do mundo. De acordo com a publicação, o valor do diesel no Brasil está 27,4% menor que a média mundial, e, entre 165 países analisados, 121 tem o valor do combustível mais alto que o Brasil nos postos.

O segundo tópico fala sobre o aumento do diesel nas refinarias. A Petrobras dia que o valor sobe ou desce em função do mercado, e que o valor foi reduzido em 14% nas refinarias no acumulado do ano de 2020, com o diesel passando de R$ 2,33 em 1º de janeiro de 2020 para R$ 2,02 em 31 de dezembro.

A Petrobras também afirmou que não é ela que determina o preço final do combustível nos postos, e que o valor do diesel na refinaria representa menos da metade do valor final de venda ao consumidor. O valor na bomba se dá com o acréscimo de impostos estaduais e federais, custos adicionais com biodiesel e margem da distribuição e dos postos de combustíveis.

A Petrobras também informou que o Brasil, apesar de ser um grande produtor de petróleo e gás, ainda importa boa parte do diesel e de outros combustíveis de outros países, por causa de imitações operacionais das refinarias e também da dinâmica do mercado, que leva muitas empresas a trazerem produtos do exterior.

Por isso, o valor do diesel no país segue cotações internacionais, como funciona com outras commodities negociadas no mundo, como carne ou soja.

A estatal também destacou que uma redução artificial de preços nas refinarias seria a repetição de erros do passado, quando houve congelamento de preços a pedido de presidentes, gerando a maior dívida empresarial do mundo, o que quase faliu a Petrobras.

Para manter o valor dos combustíveis competitivos, a Petrobras segue investindo para produzir mais petróleo, gás natural e combustíveis a custos baixos, sem desviar do foco em segurança e meio ambiente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Petrobras destaca informações sobre a composição do valor do diesel em publicação

  • O grande problema dos preços aqui praticados são os IMPOSTOS, especialmente os tributos estaduais.

    Esse povo é burro demais, ou é conivente e cordeirinho para aceitar essa roubalheira. Se todo mundo tirasse as bhundas dos sofás e cercassem os palácios dos ladrões dizendo: “chega, não podemos mais doar nosso suor para esses vagabundos!”, tudo isso mudaria, mas ninguém quer se mexer pra fazer nada, então eu é que vou me mexer, direto para um aeroporto sair daqui!

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF