As fabricantes praticamente pararam de produzir caminhões bicudos na Europa há cerca de 15 anos. Isso também se refletiu no Brasil. Mas o apreço dos caminhoneiros pelo modelos com cabine convencional tem transformado muitos caminhões cara-chata em bicudos.
A isso deverá acontecer em breve com o novo Iveco S-Way. Foram divulgadas nas redes sociais algumas imagens de um S-Way sendo desmontado na oficina da empresa Charles Feijts Bedrijfswagens, na cidade de Born, nos Países Baixos.
É dessa pequena cidade que saem boa parte dos caminhões Iveco Strator, versões bicudas do Hi-Way. Normalmente, a empresa realiza a conversão em versões 6×2 do Hi-Way, com o maior entre-eixos ofertado pela fábrica da Iveco, para adequar a cabine mais para trás e receber o grande capô.
Porém, desta vez, a versão do S-Way é uma 4×2, com uma versão de chassi considerada curta para a conversão.
Outra diferença é que para o modelo Strator, a empresa usa do capô do caminhão Iveco PowerStar. Porém, a cabine do modelo S-Way tem um design completamente novo. Isso também pode mudar o nome da versão bicuda. O PowerStar é a versão bicuda do EuroStar. Já o Strator é a versão bicuda do Hi-Way.
Por isso, é esperado que a empresa apresente um capô com novas linhas, como aconteceu com a nova geração de caminhões Scania, que recebem o mesmo tipo de alteração, realizada pela empresa Vlastuin Truckopbouw.
A Iveco produziu, até 2018, o modelo PowerStar 7800 na Austrália, mas com um visual muito mais inspirado nos caminhões americanos, como pode ser visto na imagem abaixo.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO
2 comentários
Mas o dele era bicudo, um volvo edc mas antigo decadas de 90 é que a pancada foi forte mesmo.
O rapaz que morreu queimado em Toledo teria se salvado se fosse um bicudo ,cara chata muito perigoso .