PRF do Pará registra aumento de 76% nas apreensões de rebites
A Polícia Rodoviária Federal do Pará registrou 173 ocorrências de uso de rebites (anfetaminas) por caminhoneiros no estado em 2020. Ao todo, 4.989 comprimidos da droga foram apreendidos. No ano de 2019, foram 125 ocorrências, com 2.824 comprimidos apreendidos. Esse número representa um crescimento de 76,6% no volume de apreensões e 38,4% de aumento nas ocorrências.
De acordo com a PRF, isso é resultado do reforço do policiamento nas rodovias e intensificação da fiscalização de veículos no estado.
Anfetaminas nas estradas
As anfetaminas, conhecidas pelos caminhoneiros como rebites, são vendidas quase que livremente em pontos de parada de caminhões, apesar da venda ser proibida.
O medicamento é um inibidor de apetite, usado para emagrecimento, mas que tem como efeito colateral a insônia, por isso, é usado por quem quer ficar longos períodos acordados.
Apesar disso, por ser um medicamento, pode causar sérios problemas de saúde, e também, quando o efeito passa, pode levar o motorista a dormir rapidamente, ainda no volante do veículo, provocando acidentes.
A venda e circulação dessas anfetaminas no Brasil são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro