PRF flagra adolescente de 17 anos dirigindo bitrem carregado no Rio Grande do Sul

por Blog do Caminhoneiro

A Polícia Rodoviária Federal teve uma surpresa ao abordar um bitrem carregado com quase 40 toneladas de soja na BR-116, na região de Capão do Leão-RS, na noite do último sábado, 15 de maio. O motorista do veículo era um adolescente de 17 anos.

Os agentes solicitaram a parada de dois bitrens, que seguiam juntos. Ao se aproximarem de um dos caminhões, notaram de imediato que o condutor era menor de idade, fato confirmado pela consulta ao documento de identidade do adolescente, quando foi constatado que ele tinha 17 anos.

Ao verificarem o tacógrafo do caminhão conduzido pelo adolescente, os policiais constataram que a informação contida nele era a de que o motorista responsável seria o próprio pai do jovem, 54 anos, de Pelotas, porém ele estava dirigindo outro bitrem, também com quase 40 toneladas de peso, carregado de soja, que estava com o equipamento tacógrafo com defeito e sem o disco.

Os dois caminhões são dele, e ele disse aos PRF que não conseguiu contratar um motorista para dirigir o segundo bitrem. Disse também que o filho, de 17 anos, sempre se interessou pela sua profissão. Os dois bitrens viajavam carregados de Arroio Grande com destino a Rio Grande, uma distância de cerca de 150 km.

Os agentes destacaram que, para dirigir um bitrem, é necessário que o motorista tenham Carteira Nacional de Habilitação categoria E, que só pode ser obtida depois dos 21 anos. O jovem não tem idade nem para ter a CNH B.

O pai do adolescente foi notificado, conforme o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, onde consta a caracterização da conduta pelas infrações cometidas e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por permitir ao filho, menor de idade, que conduzisse seu caminhão sem habilitação.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

7 comentários

Fabio 21/05/2021 - 14:21

Estudar que é bom, ninguém quer. Quando começar a surgir os caminhões autônomos por aí, daqui uns 30 anos, quero ver o que esses meninos de 17 anos vão fazer da vida. E lei foi feita pra cumprir, se vai pra boca de fumo se não estiver dirigindo é que a família não educa. E o Brasil que é uma bosta.

Reply
Alex Amaro 19/05/2021 - 22:14

Louvavel e invejavel a atitude do pai em trabalhar com o filho e ensinar esta linda profissão. Mas vamo esperar chegar a idade de guiar ok.

Reply
Celestino Gonçalves Filho 19/05/2021 - 12:58

Para não aumentarmos a confusão vamos cumprir a lei. O cara pode até pilotar avião , mas tera que ter formação para isto. O piá pode até ser melhor que muitos pouca-prática que rodam pelo Brasil, mas não está habilitado.

Reply
Marcelo 19/05/2021 - 12:13

Sergio, aposto que esse Piá, tem muito mais qualificação do que vc pra fazer esse serviço. Aposto que vc deve ser do tipo que… QUANTO MAIS PIOR… MELHOR!
Esse Piá está certinho em querer ajudar o pai dele.
E o pai dele, está de parabéns tb por ensinar a ser um trabalhador!

Reply
Nataniel Pererah 19/05/2021 - 09:21

Se tá trabalhando tá ruim
Eles preferiam q o pia tava lá nas boca de fumo
Invés de tá ajudando pai e mãe
Brasil LIXO

Reply
Sérgio 17/05/2021 - 13:30

País de bosta mesmo! Vamos liberar para a garotada dirigir bitrem, rodotrem… Já pensaram nessa bobagem? Alguém conhece algum país no mundo onde adolescentes possam conduzir um veículo desse porte? E o nosso país é uma bosta?

Reply
Giovani Tagliari 17/05/2021 - 13:07

Bom mesmo era o pia tá coçando o cu em casa….
O país de bosta mesmo.
Quem quer trabalhar não pode…

Reply

Deixe um comentário!