PRF flagra quase 30 toneladas de excesso de peso em bitrem transportando granito

por Blog do Caminhoneiro

Uma carreta bitrem Volvo foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal transportando blocos de granito com excesso de peso. A abordagem ocorreu na manhã do dia 18/05, em Serra, no Espírito Santo, na BR 101.

O veículo estava carregado com dois blocos de granito, sendo um em cada carreta e descrita nas notas fiscais apresentadas pelo condutor.

Os policiais encaminharam o veículo para pesagem, totalizando excesso de peso de 29.310 kg. Outra infração verificada foi a existência de adaptação de sistema para transporte de rochas ornamentais, mas a mesma não constava no campo de observações do documento do veículo.

Qualquer adaptação em veículos deve ser submetida a inspeção veicular para posterior observação ser inscrita no cadastro e no documento do veículo.

O transportador foi multado e a carga precisou ser transferida para outro veículo. Além disso, foi feita a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infringência do art. 132 do Código Penal (CP): “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

O TCO é feito caso o excesso de peso ultrapasse 15% da capacidade total de carga do veículo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

2 comentários

Arlindo Nunes Filho 21/05/2021 - 13:53

Desculpem meu erro sobre o peso , o certo é 57t pbt
Então o cami não estava com 86t, e não com 103t , como eu disse no comentário, mas o restante do comentário eu mantenho .

Reply
Arlindo Nunes Filho 21/05/2021 - 13:47

Afinal qual o peso encontrado???
Por que se referem apenas ao excesso??
Esses blocos são padronizados na pedreira , sempre são carregados assim, um em cada carreta , tem alguma coisa errada aí, qual o peso desses blocos ??? Se trocaram de caminhão, colocaram no q ??
Um bi trem , pode trafegar com 74t de pbt, então esse estava com 103t ??

Reply

Deixe um comentário!