Rodofort importa pneus da Índia para superar crise de abastecimento

por Blog do Caminhoneiro

A crise de abastecimento de componentes para produção de implementos fez a Rodofort ampliar seus parceiros internacionais para conseguir cumprir os prazos de entrega dos pedidos aos clientes brasileiros. A empresa anunciou que iniciou a importação de pneus da Índia para equipar seus semirreboques.

“Nesse momento de escassez é preciso conhecer bem o mercado internacional para saber aonde buscar a melhor solução. Nosso departamento de Compras mantém-se atualizado sobre a indústria mundial”, disse Alves Pereira, diretor-geral da Rodofort.

No início deste mês chegou o primeiro lote importado de pneus para equipar os implementos fabricados pela empresa, que estavam no pátio aguardando a entrega final aos clientes.

A empresa também destacou que vai receber mais 1.500pneus em julho, que deve chegar em quatro contêineres.

Em 2020 a empresa tentou fazer a importação direta mas as taxas tornaram a operação inviável. A importação deste ano está sendo feita com tradings especializadas em comércio internacional.

“Não teremos produtos customizados por causa da falta de componentes, mas sim opções para que eles não parem de transportar cargas”, afirma o executivo.

Qualidade e similaridade

De acordo com o executivo, o setor de transportes na Índia é semelhante ao do Brasil, inclusive na questão do clima, e os pneus tendem a sofrer um processo similar de desgaste. Além disso, ele ressalta que a qualidade dos pneus importados melhorou muito nos últimos anos.

Outra questão é que o transportador não pode ficar sem receber os implementos, por serem bens de capital, uma parte importante dos negócios e uma empresa.

“Sem implemento o transportador não trabalha e por isso é preciso buscar soluções para manter o fornecimento aos clientes”, afirma.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados