Caminhão chinês Sinotruk é o modelo a gás mais potente do mundo

por Blog do Caminhoneiro

A Sinotruk anunciou recentemente o lançamento de uma nova versão do modelo Huanghe X7. Já falamos desse caminhão anteriormente no Blog do Caminhoneiro, pois foi o primeiro caminhão do mundo a atender a diretriz 96/53/EC da União Europeia, que permite o uso de cabines maiores, mais seguras e aerodinâmicas.

Esse modelos tem uma dianteira mais bicuda, com as colunas do para-brisa com inclinação de 30 graus. Isso chega a ser mais que o dobro da inclinação de um modelo convencional. Apesar disso, o peso extra da nova dianteira chega aos 200 kg. Isso é compensado pelo consumo de combustível, até 7% menor que um modelo cara-chata convencional.

Com motores diesel, o veículo podia ter potências entre 430 e 600 cavalos, atendendo ao padrão chinês de emissões, semelhante ao Euro 6.

A partir de agora, os caminhões contam também com motores WP15NG500E61 e WP15NG530E61, com 15 litros de cilindrada, e potências de 500 e 530 cavalos, respectivamente.

Os motores a gás mais potentes disponíveis anteriormente na China tinham potências na faixa dos 480 cv. Para este modelo, pode-se usar tanque de gás comprimido ou liquefeito, que podem ser instalados na lateral do chassi ou na parte traseira da cabine.

Quando instalados atrás da cabine, os tanques de gás liquefeito permitem uma autonomia superior aos 1.000 quilômetros, algo interessante para um país grande como a China.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

GASLAND 23/10/2021 - 03:10

O GNL Gás Natural Liquefeito seria uma solução para as longas distâncias no Brasil Também. O que falta ? Já existe legislação que permita rodar com GNL por aqui ?

Reply

Deixe um comentário!