Iveco apresenta novas versões da Daily para o transporte de passageiros

por Blog do Caminhoneiro

A Linha Daily conta com os novos modelos Daily Minibus, baseados na plataforma dos modelos de cargas, com chassi de longarinas, ampliando a durabilidade e aumentando a robustez do modelo na comparação com as versões em monobloco, podendo ser utilizados para aplicações de transporte urbano, intermunicipal, fretamento, locação, e outros.

“O Novo Iveco Daily Minibus é um verdadeiro ‘pacote de soluções’ para o mercado do transporte de passageiros na América do Sul. Aliamos durabilidade e versatilidade em um projeto que segue a linha de design e qualidade dos produtos comercializados pela marca na Europa”, disse Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus, afirmando que o veículo proporciona rentabilidade para o cliente, com baixo consumo de combustível, e a confiança da linha Daily.

De série, o modelo oferece controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com Bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Como opcional, pode contar com airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.

“Nosso produto foi projetado para oferecer ao passageiro conforto e segurança em diferentes versões. Destaco o maior vão de porta do segmento, que facilita o embarque de passageiros, o corredor central e a altura interna do salão, 1,90 cm, que facilita o acesso a todos os assentos”, afirma Roberto Pavan, gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus.

Além da opção Minibus, a Iveco também conta com a versão Vetrato, que traz todas as características oferecidas na versão Minibus, mas com a possibilidade de personalização completa do salão de passageiros. Esse modelo sai de fábrica sem bancos e sem acabamento no salão de passageiros, que pode ser customizado com o desejo do cliente.

A Daily Minibus também é o primeiro modelo oferecido no Brasil com Dispositivo de Poltrona Móvel, que garante o embarque confortável de pessoas com mobilidade reduzida. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.

Versões

A Daily Minibus conta com duas versões, sendo Fretamento e Turismo, que podem ter capacidade para 15, 18 ou 20 passageiros, além do motorista. A versão menor, 45-170, tem rodado traseiro simples, enquanto a 50-170 tem rodado traseiro duplo.

Design

O design dos modelos é o mesmo da Daily chassi cabine, avaliada recentemente pelo Blog do Caminhoneiro, com linhas arrojadas e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo conjunto óptico com novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina.

O visual também foi projetado com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.

Destaque ainda para o novo ângulo de inclinação do para-brisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do minibus.

Por dentro

O interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam como um conjunto de componentes que colocam a Daily Minibus como a melhor opção do segmento. Destaque para o volante e para a alavanca de câmbio posicionada no painel, que contribuem para que o motorista tenha prazer ao dirigir.

Painel de instrumentos

O novo painel tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. Destaque para o sistema multimídia (opcional), com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play.

Potência

O motor para os dois modelos é o F1C da FPT Industrial. Esse motor é um 3.0, com 16 válvulas e quatro cilindros, com potência de 170 cavalos a 3.500 RPM e torque máximo de 400 Nm entre 1.250 e 2.900 RPM.

A motorização conta com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador. O F1C garante a melhor performance do veículo, oferecendo força nas subidas e agilidade nas saídas e retomadas, permitindo atender perfeitamente aplicações urbanas e intermunicipais.

Segurança

A segurança do modelo fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista e passageiros:

  • Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando o veículo se torna instável.
  • Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
  • Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
  • Performance Hidráulica do freio traseiro = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
  • Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio, aumentando a capacidade de manobra.
  • Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
  • Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
  • Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM