Motor FPT Cursor 13 de 1.200 cv equipa caminhões Iveco na Copa Truck

Os motores FPT Cursor 13 da Copa Truck recebem turbocompressor especialmente desenvolvido para a categoria, bem como comando de válvulas próprio que, aliado a uma maior capacidade cúbica e acoplado a transmissão de seis velocidades com nova relação de diferencial, elevam a rotação do motor.
Desta forma o torque máximo fica disponível já em baixas rotações, resultando em respostas rápidas de aceleração para os pilotos Felipe Giaffone, Djalma Pivetta e Valmir Benavides, o ‘Hisgué’, da equipe Usual Racing, e Felipe Tozzo, da Dakar Motorsports.
Sistemas críticos para o motor, como radiador, turbo e sistema de admissão de ar são reposicionados, e alguns periféricos são retirados, garantindo menor peso e melhor distribuição de peso para os caminhões.

“O Cursor 13 da Copa Truck foi especialmente desenvolvido para as pistas. Este motor disponibiliza o que há de mais avançado ao mercado. A temporada serve como importante laboratório para o nosso time de desenvolvimento, além de validar nossos produtos para o máximo rendimento, seja qual for a exigência”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.
FPT Cursor 13 Copa Truck 2021 – Ficha técnica
- Cilindrada: 13.3L
- Potencia [cv]: até 1200 @ 2600 rpm
- Torque [Nm]: até 4000 @ 2100 rpm
- Número de cilindros: 6
- Número de válvulas por cilindro: 4
- Aspiração: Turbocompressor Geometria Fixa
- Injeção: Unidade Injetora
- Compressão: 15,1:1
- Diâmetro X curso [mm]: 135 X 150
- Peso seco [kg]: 1.100
- Dimensões – L/W/H [mm]: 1.140/936/1.603
- Combustível: Diesel S-10
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
