Empresa polonesa transforma Scania 8×8 em um monstro de resgate

por Blog do Caminhoneiro

Tração 8×8 com pneus especiais, cabine blindada, proteção contra minas terrestres e até uma lâmina dianteira para abertura de estradas. Esse é um resumo do Hardun, um caminhão especial, chamado de Veículo Pesado de Rodas para Evacuação e Resgate Técnico.

Projetado pela empresa polonesa Rosomak, o caminhão oferece uma série de vantagens técnicas, para operações de resgate de veículos avariados em combate. Na dianteira está posicionada uma lâmina, semelhante às usadas em tratores de esteira, para abertura de estradas ou deslocamento de obstáculos.

Essa lâmina também oferece proteção extra para partes sensíveis da dianteira do veículo. Apesar disso, o Hardun conta com cabine blindada, que pode transportar até quatro pessoa, e resiste a disparos de armas de grosso calibre. Além disso, por baixo, a estrutura é reforçada para suportar a explosão de minas terrestres.

A parte traseira conta com dois sistemas de guindaste, sendo uma lança que pode alcançar até 10,5 metros, com capacidade de içamento de 16 toneladas. Na ponta traseira está outro sistema de guincho, que pode ser usado para reboque de veículos avariados com até 26 toneladas.

O caminhão também tem uma série de outras ferramentas para serem usadas em operações militares, e conta também com um gerador de energia a diesel. Uma das unidades foi apresentada nessa semana pela 11ª Divisão de Cavalaria Blindada de Lubuska, da Polônia, em um grande evento de apresentação das forças militares do país.

O gigante mede 11,8 metros de comprimento, e pesa 36 toneladas, podendo rodar a até 90 km/h. O Exército Polonês já conta com algumas unidades do modelo. A empresa Rosomak fornece uma série de outros tipos de veículos militares, inclusive modelos blindados completos, que podem contar até com lançadores de foguetes e canhões de diversos calibres.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM

Deixe um comentário sobre o tema!