CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias -

Transportadores dos Estados Unidos pedem ao governo a facilitação de contratação de estrangeiros

Diversas empresas de transporte dos Estados Unidos, em especial, algumas de menor porte, estão entrando com pedidos para os governos estaduais e federal dos Estados Unidos para facilitação da contratação de motoristas de outros países. Se a medida for aprovada, irá permitir que mais profissionais obtenham o visto EB-3, que permite a contratação de estrangeiros se não houver profissionais do mesmo segmento no país.

Todos os anos, o governo dos EUA libera a entrada de 40 mil profissionais de outros países por meio desse visto. Porém, o número não é exclusivo para caminhoneiros, beneficiando todas as profissões com escassez de mão-de-obra.

A falta de motoristas tem se agravado pela recuperação econômica depois dos efeitos da pandemia, já que muitos caminhoneiros norte-americanos foram demitidos e acabaram desistindo da profissão, procurando outros tipos de trabalho.

Bob Costello, economista-chefe da American Truck Association, disse que a escassez de motoristas nos EUA está se tornando a pior da história, e logo pode trazer resultados desastrosos para a economia, como a falta de produtos nas lojas.

André Le Blanc, vice-presidente de operações do Petroleum Marketing Group, que realiza o transporte de combustíveis para uma extensa rede de postos no país é um dos que pedem a facilitação da contratação de estrangeiros. Ele já fez pedidos a todos os setores com os quais conseguiu contato, e diz que “A falta de motoristas pode levar à escassez de combustível e ao aumento dos preços das bombas”.

Uma das formas que podem facilitar a contratação de profissionais de outros países é mudar a classificação da profissão de caminhoneiro dentro do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, fazendo com que passem a ser considerados como mão-de-obra escassa, reduzindo o tempo do processo de obtenção do visto de 18 para 10 meses.

RECOMENDADO  Daimler vai investir na construção de mais uma fábrica nos Estados Unidos

Outra alternativa seria a contratação de estrangeiros com vistos H-2B, que permite que realizem operações temporárias, como em época de safra, e depois regressem ao seu país de origem. O Governo Federal dos Estados Unidos limita os vistos H-2B em 22 mil por ano.

Algumas empresas já conseguem contratar motoristas de outros países, como Canadá, México ou África do Sul, desde que falem inglês perfeitamente e que não tenham problemas, como antecedentes criminais, além da obrigação de terem toda a documentação em dia, mas a quantidade de profissionais contratados dessa forma é baixa e não resolve o problema.

André Le Blanc, vice-presidente de operações do Petroleum Marketing Group, também disse que, na unidade de Virgínia, a empresa tem apenas 26 motoristas trabalhando, dos 74 que precisa.

RECOMENDADO  Addiante pede falência da Ambipar

“Um de nossos atacadistas realizou uma grande feira de empregos em uma feira estadual. Eles fizeram um churrasco, e tudo para agradar. Mas apareceram somente duas pessoas”, disse.

Visto EB-3

O visto EB-3 garante aos trabalhadores um Green Card, que dá a eles todos os direitos dos cidadãos norte-americanos. Geralmente, esse visto é dado para profissionais com graduação superior, em atividades que não tenham mão-de-obra qualificada no país, como médicos ou cientistas.

Porém, em casos específicos, é dados para qualquer tipo de trabalhador que seja considerado em falta. O candidato precisa ter uma empresa patrocinadora e precisará passar por uma série de testes e treinamentos para obtenção definitiva do visto, além de precisar de toda documentação, falar inglês fluente e não ter impedimentos legais.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 comentários sobre “Transportadores dos Estados Unidos pedem ao governo a facilitação de contratação de estrangeiros

  • Tenho interesse tbm chama 065 9 9984-1517 Marcos

  • Boa noite eu estou disponível pra trabalhar ai

  • POIS BEM , TODAVIA NOSSO INTERESSE É OBVIO DE TER MELHORES CONDIÇOES NUM TOLDO …ESTAMOS APTO A TRABALHAR NO USA ISSO É UM SONHO , MEU E DE TANTOS OUTROS , MAS A BUROCRACIA É ENORME E NOSSO INGLES NÃO É A ALTURA …..MAS PODERIAM SIM RECICLAR MUITOS MORORISTAS CARRETEIROS SIM AQUI NO BRASIL….

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo