Caminhoneiros autônomos poderão receber frete antecipadamente pela Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal anunciou na última semana a criação de uma nova linha de crédito exclusiva para antecipação do pagamento de custos de frete para os caminhoneiros autônomos. O sistema começará a operar a partir do dia 24 de janeiro de 2022, e terá taxa de juros de 1,99% ao mês, podendo ser usada como capital de giro.

De acordo com a Caixa, as empresas que contratam o frete é que serão responsáveis pela solicitação ao banco, para que a antecipação dos valores de fretes seja repassada aos caminhoneiros autônomos. O recebimento poderá ser feito por meio de crédito em conta na própria Caixa.

As empresas poderão antecipar os fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

A amortização do empréstimo é feita em parcela única, cujo vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

Para contratação do Giro Caixa Transporte, quando a linha estiver operacional, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito será realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

4 thoughts on “Caminhoneiros autônomos poderão receber frete antecipadamente pela Caixa Econômica Federal

  • 01/01/2022 em 21:58
    Permalink

    Resumindo não ajuda de nada querem ajudar banco tem a liberar valor x para quem e autônomo q tenha caminhão no nome ..sem precisar se humilhar pra ninguém .alguém um dia vai olhar por nós .já não temos mais crédito para pagar contas ou capital de giro tá difícil

    Resposta
  • 31/12/2021 em 20:47
    Permalink

    Isso vai servir mais uma vez, só para as transportadoras, que vai ficar ainda mais forte, pois pega para fazer capital de giro e nós autônomos cair fora da jogada. Eles emitem os documentos que precisam e ganhão ainda mais prazo. E nós, vamos adiantar o quê???? O saldo restante do frete, ridículo!!!!

    Resposta
  • 31/12/2021 em 08:12
    Permalink

    Não vejo vantagens alguma para nós caminhoneiro altonomo pois eu pessoalmente só trabalho com frete avista então se pg eu vou pois diesel e pd pg avista

    Resposta
  • 30/12/2021 em 18:31
    Permalink

    Eu só acredito vendo .pra nos qui tem um caminhão só

    Resposta

Deixe um comentário!

Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt