CaminhoneiroDestaquesNotícias

Gerenciadoras de risco estão na mira da Justiça por bloquearem caminhoneiros

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região está analisando recursos de oito empresas de gerenciamento de riscos que foram condenadas anteriormente por montarem cadastros proibidos de caminhoneiros, divulgando para seus clientes, como transportadoras e seguradoras, informações além das fornecidas por bases públicas de consulta, como boletins de ocorrência e inquéritos policiais em andamento.

De acordo com a justiça, essas empresas violaram os direitos dos caminhoneiros, por usarem informações de forma ilegal, como histórico de crédito dos motoristas, para seleções de empregos.

Essas empresas repassam para as transportadoras e seguradoras informações do perfil dos motoristas, que são usadas para tomada de decisão na hora da contratação de um profissional, tanto para atuação em frota própria das empresas ou como motorista autônomo, em operações de fretes terceirizadas.

Decisão do TRT já proíbe as gerenciadoras de utilizem informações que não sejam de acesso público. Como isso seguia acontecendo com frequência, um sindicato do Rio Grande do Sul ingressou com a ação.

O Ministério Público do Trabalho diz que as ações das gerenciadoras de risco segregam os motoristas na hora da contratação, inclusive por dívidas, e que isso é invasivo e discriminatório. Além disso, esse tipo de consulta não está prevista na legislação para contratação de candidatos à vagas de emprego.

A Justiça destaca que os dados fornecidos por empresas como SPC e SERASA não dizem respeito à capacidade do caminhoneiro em executar a função de motorista, e, o bloqueio impede que eles façam a quitação das dívidas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

15 thoughts on “Gerenciadoras de risco estão na mira da Justiça por bloquearem caminhoneiros

  • Marco Antônio dos santos

    Rapaz gostaria de saber como faço para entrar com um processo contra buony pois a mesmo vive colocando que meu perfil divergente mando toda documentação ela continua a pedir e não Leber para carregamento já não aguento mais virei um refém da buony fica difícil para trabalhar

  • Charlene Longhi

    Bom dia. Somos do escritório de advocacia Dra. Camila Schossler de Concórdia – SC, trabalhamos com liberação de gerenciadoras de risco. Vou deixar o contato: 049- 99989 0270.

  • Daniel Delano De Sousa Lima

    Meu nome é DANIEL sou de Teresina Piauí isso devia acabar essas seguradoras ficam impedindo o motorista de trabalhar dou meu maior apoio ao ministério do trabalho que haja com rigidez em cima delas até q emfim

  • Jocimar dos Santos Pessoa

    Não tenho problema com GR
    Mas tenho com a jbs,sofri um sinistro carregado com jbs e desde então não consigo carregar nas unidades da jbs.

  • Gerson Adriano Bragança da Promocena

    Tenho problema com a Brasil Risk pois tenho um processo de Maria da Penha de 2015, não consigo tirar certidão narratoria no fórum de Panambi Rs , tenho os pais da minha ex como testemunha que não fiz isso mas não querem saber, estão me travando em várias empresas inclusive as que eu já trabalhei.

  • Marcos Alberto Arendt

    Meu problema é com a gerenciadora GDF . Faz mais de dez anos q ela me bloqueia no carregamento da pluma de algodão e não me dá informações sobre o porquê de não liberar. Me pede certidão de objeto e pé . Já tentei tirar a certidão na minha cidade mas não consegui. Em trinta anos de profissão nunca fui vítima de roubo nem acidente. Tenho todas as outras seguradoras liberadas com limite máximo de valores de carga, mas a GDF não me libera. Não tenho e nunca tive processo nenhum. Estou vendo se consigo entrar com ação de indenização.

  • Regina A S Anselmo

    Essa opentech não libera um funcionário meu para ser motorista na minha empresa e não dá a menor satisfação do porque!

  • Só concordo em bloquear os maus motoristas. Tive um que conseguiu bater o motor do meu caminhão com 100.000. Isso sem falar que me roubou 15.000 reais. Dei a ele três cheque pre datados para passar ao meu cliente, e o desgracado passou três cheques roubados. Só descobri depois que os cheques caíram. A essa o bandido já tinha sumido.

  • Helio Do Nascimento Silva

    Boa tarde
    Meu nome é Helio
    Eu não consigo carregar pela seguradora Pancary já mandei meu antecedentes criminais, objeto em pé é mesmo assim não autoriza o carregamento. Gostaria de saber oque posso fazer.

  • Carlos Alberto

    No mês de novembro e esse mês de dezembro fiquei sem poder carregar pela Kronos em Recife e até agora não consegui carregar

  • Ricardo Soares

    Espero q todos q foram lesados e tiveram suas informações vazadas, sejam ressarcida por ambas as partes. Tanto GR quanto as transportadoras. Afinal, ambas vasculharam tudo, nada mais justo q ambas paguem.

  • Tiago gomes Paes

    A opentech não me fala o porque do meu bloqueio, tenho nome limpo, sem problemas con a justiça, mesmo assim nao me libera.

  • O engraçado é que eu era uma pessoa super inadimplente,e consegui retirar meu nome de restrição graças e meu emprego de motorista de transportes,e isso pode ser o caso de muitos,ai os caras bloqueiam por restrição,como o motorista vai regularizar sua vida financeira?????

  • Já deixei de carregar duas vezes em Recife por causa de uma, despreparada gerenciadora do rio grande do Sul ,uma tal de ….thec ,alegando que queriam uma certidão narrativa do fórum ,sendo que não tenho nenhum processo em andamento.fiquei de mais atadas e não consegui carregar ficando assim no prejuízo,sou de São José dos Pinhais-PR

    • Gilson Domingos Moreira

      Bom dia trabalho como pronta resposta conheço bem todas essas GR e como tratam os caminhoneiros. Sobre a certidão de objeto de pé. As vezes o condutor tem alguém no país que tem um documento ou nome parecido ‘ omonimo ‘ . Tirando a certidão da pra saber o processo.

Fechado para comentários.

%d