Iveco apresenta nova linha Daily Euro 6 no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

A partir do próximo dia 1º de janeiro de 2022, veículos abaixo de 3,5 toneladas deverão ser fabricados exclusivamente com a tecnologia de emissões de poluentes Proconve P8/Euro 6. Por isso, a Iveco apresentou nesta semana duas versões da Daily que já cumprem esses requisitos.

O Iveco Daily 35-160 Euro VI e o 30-160 City trazem mais tecnologia, sistema de Arla 32 (SCR) e novo design, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a consagrada estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo.

O Iveco Daily é o modelo mais vendido da montadora no Brasil e é líder de mercado no segmento, com mais de 30% de market share. Neste ano, mais de 20 mil unidades de todas as versões da Daily devem ser vendidas até o dia 31/12.

“Estamos em um movimento contínuo para aprimorar o que já é destaque no mercado, caso da Daily. Nosso cliente pode ter a certeza de que o time IVECO trabalha incansavelmente olhando para as necessidades do dia a dia dele, e isso se aplica também na prestação de serviços em nossa rede de atendimento. Não mediremos esforços para seguir inovando e nos destacarmos entre os grandes players do setor”, disse Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

A versão 35-160 conta com chassi com 5 mm de espessura, e conta com 200 quiloes extras para o transporte de carga comparado à versão anterior, com PBT Técnico de 4.400 kg.

“Privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir e sinta que ele tem mais do que uma ferramenta de trabalho, e sim um companheiro para a jornada diária”, disse Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Produto da Iveco para a América Latina, destacando que a linha Daily conta com robustez de caminhão e conforto de um carro de passeio.

As novas versões da Daily passam a contar com nova grade frontal, novo painel de instrumentos com tela colorida no centro, trazendo diversas informações importantes sobre o veículo, que pode ser comandado por botões no volante.

Para aumentar o conforto, a nova linha conta com novos bancos, com assento maior, novos apoios de cabeça, novos tecidos e novas espumas. Os bancos trazem inéditas regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir. Uma série de porta-objetos, e um novo compartimento com 80 litros embaixo do assento do passageiro, oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences.

“O Iveco Daily 35-160 Euro VI é brasileiro, com muito orgulho. Além de preparar esse pacote de soluções com foco em quem roda nas cidades e nas áreas rurais do país, aumentamos o índice de nacionalização de peças no processo de fabricação”, afirma Brandão.

A segurança também incorpora itens comuns a veículos premium:

  • TPMS – gerenciamento de pressão de pneus.
  • Auto-Headlight – farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade.
  • Rain-Sensor – sensor que regula a velocidade do limpador de para-brisa, automaticamente, de acordo com a intensidade da chuva.
  • Faróis com função cornering – a luz de neblina acende automaticamente, com foco para o trajeto do veículo, inclusive na curva, para auxiliar na visibilidade do motorista.

Motor

A nova linha conta com a nova versão do motor FPT F1C, chamada de MAX. Esse propulsor tem 3 litros de cilindrada, com 160 cavalos de potência, 10 a mais que a versão anterior, e 380 Nm de torque, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). O cárter foi ampliado para 9,3L, garantindo um intervalo maior entre as trocas de óleo.

“Esse é o motor mais avançado que já equipou a linha Daily com redução de 50% no número de paradas para revisão programada, já que graças ao novo cárter estendemos o intervalo de manutenção de 15 para 30 mil quilômetros. Destaco também a redução de até 6% no consumo de combustível, o tanque de Arla que pode rodar meses sem necessidade de reabastecimento, tamanha economia e autonomia, além do sistema de exaustão que atende as normas Euro VI projetado para durar toda vida útil do veículo. Ou seja, o cliente não precisará se preocupar com o novo sistema de pós-tratamento Euro VI”, ressalta Brandão.

Desenvolvimento

Para chegar ao produto final, a Iveco realizou uma bateria de avaliações para o cliente ter em mãos um produto testado e aprovado: ao todo foram 100 testes físicos, 50 testes virtuais, mais de 1 milhão de quilômetros rodados e cerca de 750 colaboradores trabalhando, direta ou indiretamente, somando 260 mil horas de engenharia. O processo de desenvolvimento foi validado por clientes que testaram o Daily em condições reais de operação.

Importância

Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco, ressalta que este é um lançamento extremamente importante para a marca.

“Com o Daily 35-160 Euro VI trabalharemos para manter a liderança de mercado no segmento de leves, fundamental para o market share geral da IVECO. O segmento de leves corresponde a 18% do mercado total de caminhões. Hoje somos líderes na categoria chassi-cabine e, somente no segmento de 3,5 ton. chassi-cabine, temos uma participação de mais de 35% nessa fatia de mercado”, aponta.

O executivo destaca que a montadora trabalhou forte com foco no custo operacional e o veículo chega ao mercado com um valor de manutenção preventiva até 22% menor que sua versão Euro V, um feito e tanto considerando os desafios que a nova tecnologia trouxe. “O cliente também não precisa se preocupar com o custo do Arla, pois com a redução de consumo que o modelo proporciona compensamos facilmente o adicional de custo que ele traria”, finaliza Barion.

A mão de obra das três primeiras revisões programadas é grátis e também será oferecida uma condição especial para as primeiras 700 unidades do Daily 35-160 Euro VI, um Plano de Manutenção Especial. Por menos de cinco reais ao dia, o cliente não terá que se preocupar com os valores das revisões nos três primeiros anos de uso.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!