Postos de combustíveis são notificados por cobrança de estacionamento de caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

noite

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), notificou diversos postos de combustíveis pela suposta cobrança de taxas para estacionamento de caminhões, ou pelo condicionamento do estacionamento ao abastecimento dos veículos.

De acordo com a nota do Ministério, as representantes de revendedores de combustíveis terão cinco dias para justificar a cobrança, considerada indevida.

Segundo a Lei n.º 13.103, de 2 de março de 2015, postos de combustíveis podem implantar locais de repouso e descanso para caminhoneiros, garantindo condições de segurança, sanitárias e de conforto. Porém, os estabelecimentos não podem condicionar a prestação do serviço ao abastecimento de combustível, conforme o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução n.º 41, de 2013, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os questionamentos levantados pela Senacon aos principais representantes do setor são realizados em parceria com a Polícia Federal (PRF) com o intuito de aperfeiçoar os atendimentos de caminhoneiros nos postos de gasolina e evitar o condicionamento de abastecimento para a pernoite nos locais.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

Mizael de Lima Gonçalves 28/02/2022 - 21:53

Tem que notificar os postos da Regis Bitencourt sentido Curitiba porque se não abastecer não fica

Reply

Deixe um comentário!