CaminhõesCaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Europa tem mais de 425 mil vagas abertas para caminhoneiros

Dados divulgados pela Organização Mundial do Transporte, a IRU, mostram que o número de vagas abertas para caminhoneiros na Europa chegou a níveis alarmantes. Além do enfrentamento de dificuldades como custos mais altos e a Guerra na Ucrânia, os transportadores não estão conseguindo contratar motoristas suficientes.

A entidade aponta que o número de vagas abertas é de 425 mil atualmente, mas o número está subindo muito rapidamente, já que pelo menos 228 mil caminhoneiros da Ucrânia e Belarus (Bielorrússia) pararam de operar na Europa devido à guerra.

O número de vagas abertas também é pressionado pelo índice de fretes no continente, que cresceu 4,3% no primeiro trimestre de 2022, em relação aos três últimos meses de 2021.

RECOMENDADO  Rede Graal amplia estrutura para abastecimento de caminhões a gás

Esse crescimento na demanda por transporte com frotas paradas por falta de motoristas, e o crescente custo do diesel, tem feito com que os valores de fretes subam rapidamente, causando um aumento na inflação geral na Europa.

“Espera-se que as taxas de frete permaneçam elevadas até 2022, uma vez que a volatilidade da inflação e as consequências da guerra na Ucrânia continuam a aumentar os custos”, destacou a IRU em comunicado.

“Além dos fatores já conhecidos há vários meses (demanda dinâmica com a reabertura de economias pós-Covid, aumento dos preços dos combustíveis e escassez de motoristas), existe agora um parâmetro exógeno aos problemas habituais do setor: a guerra na Ucrânia. Este conflito está perturbando as cadeias de abastecimento europeias, afetando a disponibilidade de motoristas, e causando um aumento sem precedentes nos custos de combustível”, destacou Thomas Laurrieu, Diretor executivo na Upply, que participou do estudo.

RECOMENDADO  Governo dos Estados Unidos investe quase US$ 150 milhões para acelerar logística nos portos

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

12 thoughts on “Europa tem mais de 425 mil vagas abertas para caminhoneiros

  • Gildo Vicente da Silva

    Estou a disposição para trabalhar fora do brasil.tenho esperiencia.com rodo trem e carreta.qualquer coisa.(81) 9-8569-0990

  • Edivaldo Araújo

    Só colocam a notícia mas não colocam o canal onde a gente possa buscar um contato por quem busca caminhoneiro aqui.

  • Airton Augusto

    E VOU DIZER MAIS UMA SÓ SAIO DO BRASIL SE ALGUMA EMPRESA QUISER MEUS SERVIÇOS E CUSTEAR TODA A DESPESA , PRA PASSAR PERRENGUE FORA ,PREFIRO CONTINUAR PASSANDO APERTO POR AQUI MESMO.

  • Airton Augusto

    VAI CONTINUAR TENDO A FALTA DE PROFISSIONAIS POIS NÃO FACILITAM NADA.

  • DEYVID JOSE DOS SANTOS

    Sinceramente não entendo especificam tanta precisão de motorista profissional na área de transporte e não facilitam o contato.

  • Anderson Ferreira benetti

    Libera os brasileiros para trabalhar que não vai faltar motorista

  • Roberto Antonio sou motorista e estou querendo ir para Portugal mas to com receio de tanta burocracia

  • MARCELO NASCIMENTO SILVA

    A troca de carta brasileira para portuguesa e cada dia mais difícil apenas por burocracia de ambos países ,e os custo e elevado . Deveria ser mais fácil pois quem tem todas as categorias no BRASIL chega na hora da troca Portugal rebaixa quase todas as categorias,sobrecarregando o sistema do IMT que por sua vez ficou fechado um bom tempo acumulado mais e mais problemas na vida dos motoristas . Para ajudar a resolver era flexibilizar as leis de modo mais rápido para os proficionais na área de camionistas e de entendimento na hora da troca da carta pois se o habilitado e capaz de conduzir um tipo de veículo superior a uma classe inferior ele pode ficar isento desta categoria.
    Obrigado pela atenção.

  • E vai faltar mesmo. É muita burocracia pra quem quer trabalhar. É muito difícil se enquadrar na área. Principalmente o autônomo.

  • Valberto Almeida costa

    Sou motorista quero viajar 042 999495142

  • Bom dia, não é apenas na Europa escassez de motorista, isso acontece em várias outras partes do mundo.

  • Roberto Antonio

    E vai continuar faltando motorista! Pra poder trocar a CNH brasileira pela carta de condução européia só com autorização de residência que demora em média 2 anos. Eu estou em Portugal faz 8 meses era motorista aí no Brasil e estou trabalhando em outra área aqui por conta disso

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading