O uso de semirreboques com eixo elĂ©trico para veĂculos de carga está autorizado no paĂs a partir desta terça-feira (17). Em reuniĂŁo extraordinária, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a regulamentação do sistema, que recupera a energia gerada durante frenagens ou descidas, tornando a carreta capaz de ajudar o caminhĂŁo a subir terrenos Ăngremes de forma mais segura e eficaz.
Com o dispositivo, os veĂculos de transporte de carga terĂŁo mais eficiĂŞncia logĂstica, redução do consumo de energia, redução da emissĂŁo de gases na atmosfera e mais segurança veicular. Ele funciona como um sistema auxiliar de tração, sem substituir o sistema de tração principal do caminhĂŁo. Antes da análise pelo Contran, o tema esteve em consulta pĂşblica virtual pela plataforma Participa+Brasil.
“A reuniĂŁo de hoje foi de alinhamento entre polĂtica e regulação, preocupação com o meio ambiente, inovação tecnolĂłgica, segurança e, sobretudo, simplificação regulatĂłria, elementos fazem parte da agenda de trânsito do MInfra”, afirmou o secretário-executivo do MinistĂ©rio da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, que presidiu a reuniĂŁo do conselho.
Grupo de trabalho
Na mesma reuniĂŁo, o Contran aprovou o parecer favorável Ă adesĂŁo do Brasil ao FĂłrum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos TĂ©cnicos Veiculares (WP.29) da Organização das Nações Unidas (ONU), um grupo de trabalho que administra acordos relativos Ă s prescrições tĂ©cnicas para a construção e homologação de veĂculos com rodas. O Brasil será o primeiro paĂs da AmĂ©rica Latina a compor o fĂłrum.
Com informações do Ministério da Infraestrutura