CaminhõesCuriosidadesNotíciasTecnologiaVídeos

Quinta-roda que evita tombamentos é testada com sucesso nos Estados Unidos

Geralmente, quando uma carreta inicia o processo de tombamento em uma rodovia, o movimento de giro é iniciado pela parte traseira do veículo, fazendo com que a cabine sofra um movimento de chicote, acelerado com a torção do chassi do implemento. Essa chicotada da cabine contra o chão causa muitos danos, e pode resultar em ferimentos graves para o caminhoneiro.

Para resolver esse problema, a empresa Axicle Engineering desenvolveu um novo tipo de quinta-roda, que evita que a cabine tombe junto com a carreta, eliminando exatamente o movimento de chicote que pode ser fatal ao caminhoneiro.

Neste ano, a empresa finalizou o desenvolvimento do protótipo da tecnologia, e foi realizado um teste no Deserto de Mojave, na Califórnia. Mas não um teste simples de capotamento, e sim com o uso da força dos motores de um jato comercial Boeing 777, que teve força de sobre para tombar a carreta, pesando 36 toneladas.

De acordo com Steve Krug, CEO da empresa, a tecnologia pode evitar lesões graves em mais de 9 mil motoristas de caminhão por ano, além de evitar mais de 350 mortes, em decorrência de tombamentos e capotamentos.

O nome do sistema desenvolvido pela empresa se chama Tractor Anti Rollover System (TARS), e é projetado para desengatar a quinta-roda do chassi do cavalo mecânico, evitando que ele tombe, enquanto a carreta vira. Você pode ver mais no vídeo abaixo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading