As rodovias entre Södertälje e Jönköping, na Suécia, vão contar com cada vez mais caminhões sem motoristas da Scania. É que a agência de transporte sueca Transportstyrelsen aprovou um pedido da Scania para expansão da rota para os testes com caminhões autônomos.
Os testes foram iniciados em Fevereiro do ano passado, quando a montadora receber permissão para operar três caminhões autônomos em um trecho da rodovia E4, entre a fábrica da Scania em Södertälje, até Nyköping, que fica a 70 quilômetros ao sul.
Com o sucesso do teste realizado anteriormente, a Scania agora pode rodar distâncias maiores, em estradas locais e nacionais, entre Södertälje e a cidade de Jönköping, mais ao sul, a 300 quilômetros de distância.
“É Ăłtimo ter o apoio da autoridade de transporte para que os trĂŞs caminhões autĂ´nomos transporte, mercadorias da Scania em todas as categorias de estradas entre Södertälje e Jönköping. A legislação está ajudando, nĂŁo nos atrapalhando, e este Ă© um grande passo para nĂłs e nosso trabalho com essa tecnologia”, disse Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autĂ´nomas da Scania.
Com a autorização, os caminhões funcionarĂŁo de modo autĂ´nomo desde o momento que saem dos portões da Scania atĂ© a chegada no destino final. Sempre há um motorista de segurança dentro da cabine, acompanhando o funcionamento do caminhĂŁo, mas todo o procedimento Ă© realizado pelo prĂłprio veĂculo.
Para a Scania, a adoção de caminhões autônomos em larga escala é necessária, apesar da produção comercial e interesse dos clientes ainda estarem distantes.
“A tecnologia em si Ă© legal, mas ainda melhor Ă© que está nos ajudando a resolver alguns problemas prementes enfrentados pelo setor de transporte, como falta de motoristas, segurança e sustentabilidade. Há uma enorme falta de motoristas na Europa e nos EUA. Somente nos EUA, eles tiveram uma escassez de 80.000 motoristas em 2021, um nĂşmero que deve dobrar atĂ© 2030”, explica Hafmar.
Outra grande vantagem Ă© que, sem o motorista, a logĂstica ganha eficiĂŞncia, sem paradas para descanso e alimentação, sendo necessário apenas abastecimento. Com isso, o caminhĂŁo pode funcionar praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, com mais segurança e mais eficiĂŞncia no consumo de combustĂvel. Os motoristas humanos ainda serĂŁo necessários para operarem esses caminhões no final da viagem, especialmente dentro do tráfego urbano.
Hafmar diz que os dados coletados dos atuais testes na SuĂ©cia permitirĂŁo Ă Scania desenvolver o aprendizado de máquina para lidar com a maior variedade possĂvel de cenários que os veĂculos autĂ´nomos podem enfrentar. Ele espera que mais protĂłtipos e mais testes em outras partes da Europa sejam realizados no futuro, em uma fase de expansĂŁo lenta e constante.
No geral, a estratĂ©gia para caminhões autĂ´nomos da Scania se concentra em sites de mineração, onde já vem trabalhando em vários projetos. A montadora tambĂ©m se concentra em aplicações ‘hub-to-hub’ ou terminal a terminal. A logĂstica hub-to-hub Ă© um mercado que nĂŁo para de crescer, e as condições de operação mais fáceis em comparação com as complicações das cidades lotadas, o tornam ideal para o uso de soluções autĂ´nomas da Scania.
Embora o executivo espere que a tecnologia autônoma não se industrialize antes de 2030, ele acredita que esse impulso é imparável.
“A tecnologia está chegando muito perto agora e, assim como a oposição aos motores de combustĂŁo no inĂcio do sĂ©culo XX, os obstáculos estĂŁo sendo removidos constantemente. Precisamos estar prontos para essa mudança, que complementará os outros desenvolvimentos sustentáveis ​​no setor de transporte. É por isso que estamos investindo nisso agora”, finaliza.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro