Caminhão super futurista da Hyundai tem design premiado na Europa

O caminhão futurista Trailer Drone, desenvolvido pela Hyundai, recebeu o prêmio de design mais importante do mundo, o Red Dot Award: Design Concept 2022, em evento realizado na Alemanha.

O caminhão foi premiado na categoria Luminary, o reconhecimento mais alto do prêmio, e deve servir de inspiração para desenvolvimentos futuros de outros designers.

“O Red Dot mais uma vez reconheceu nossos esforços para se transformar em um provedor de soluções de mobilidade inteligente com designs visionários baseados em diversas tecnologias. Em particular, o Trailer Drone é um modelo importante que mostra nossa visão de veículos comerciais totalmente autônomos e baseados em células de combustível de hidrogênio. Este prêmio Luminary celebra a paixão e os esforços de nossos designers e engenheiros para tornar realidade o sonho da mobilidade com zero emissões”, disse SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Global Design Center.

O Trailer Drone é um sistema de transporte de contêineres, que é movido com células de combustível de hidrogênio, e pode operar de forma totalmente autônoma. A Hyundai diz que o sistema poderá rodar por até 1.000 km quando completamente abastecido, uma autonomia comparável ao de caminhões diesel convencionais.

O grande diferencial desse sistema é a utilização de e-Bogies, uma espécie de dolly autônoma, como a utilizada em rodotrens no Brasil. Isso dispensa o uso de um cavalo mecânico convencional, e permite que o veículo faça manobras impossíveis para modelos tradicionais, já que cada e-Bogie pode virar para um lado.

O sistema é completamente modular, e pode ser usado para o transporte de qualquer tipo de carga, desde que a carroceria seja adaptada para ser acoplada ao e-Bogie. Além do transporte de cargas, a Hyundai espera usar o sistema em outros tipos de operações, como construção, combate a incêndios e resgate.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta