Venda de caminhões sobe mais de 8% em agosto

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os números das vendas de veículos no Brasil em agosto, mostrando que houve uma alta de 8,61% nas vendas de caminhões em agosto, na comparação com julho.

De acordo com a federação, foram emplacados 12.301 caminhões em agosto, ante 11.326 de julho.

Apesar da alta mensal, na comparação com julho de 2021 e no acumulado do ano são registradas baixas, de 2,76% e 1,48%, respectivamente.

Em agosto de 2021 foram emplacados 12.650 caminhões novos, 349 a mais do que no mesmo mês desse ano.

No acumulado entre janeiro e agosto, os números mostram que foram registrados 80.933 veículos pesados. No mesmo período do ano passado foram 82.146.

“Todos os segmentos apresentaram alta, em agosto, sobre julho. Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, comenta Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

De acordo com a Fenabrave, a venda de caminhões mantém números bem próximos do registrado em 2021, que se acentua pela alta mensal nas vendas.

“Há problemas pontuais em disponibilidade de produtos, mas, de maneira geral, a situação é bem mais estável e equilibrada do que a enfrentada no ano passado”, disso o presidente da Fenabrave.

Montadoras

Entre as montadoras, Volkswagen e Mercedes-Benz seguem dominando as vendas de caminhões no Brasil, registrando 3.500 e 3.137 unidades, respectivamente, em agosto. No acumulado, as duas marcas tem 23.622 e 22.059 caminhões emplacados em 2022, respectivamente.

Volvo segue como terceira colocada, com mais de 7 mil unidades à frente da Iveco, que é a quarta colocada. No mês, a Scania emplacou quase 500 caminhões a mais do que a Iveco, mas segue sendo a quinta colocada no placar geral.

Caminhões mais vendidos

Imbatível, o Volvo FH 540 segue como modelo mais vendido do Brasil, com mais de 1.300 emplacamentos a frente do segundo colocado, o DAF XF, que na tabela da Fenabrave não é diferenciado por modelo e potência, como ocorre com outros caminhões.

O Delivery 11.180 da Volkswagen, muito buscado pelo setor de entregas urbanas, tem 3.812 unidades emplacadas.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta