Caminhão à gás será usado em operação de coleta de lixo no Rio de Janeiro
O primeiro caminhão compactador para coleta domiciliar com motor movido a Gás Natural Veicular (GNV) será apresentado hoje no Rio de Janeiro, em evento que ocorre na Avenida Atlântica, em frente ao Copacabana Palace. O gás natural é mais limpo do que o diesel, gerando menos emissões de poluentes.
O novo veículo tem nível de ruído bem menor, o que favorece a coleta noturna, e é quase inodoro em comparação com o motor a diesel. Ele conta com redução considerável de emissão de poluentes na atmosfera, possui chassis Scania, precursora na oferta de veículos movidos a gás no Brasil, e passará por período de testes.
Técnicos da Companhia vão colocá-lo em operação com o objetivo de comprovar algumas vantagens em relação ao diesel, como melhor custo por tanque e autonomia.
Segundo a empresa fornecedora, encher os cilindros de gás equivale a uma economia de cerca de R$300 em relação a um tanque de combustível a diesel. Além disso, o veículo roda cerca de 20% mais quilômetros por tanque em relação ao veículo convencional.
Vale ressaltar que o Brasil é pioneiro na substituição de diesel por GNV, e o que o grau de pureza do ar se reflete diretamente na saúde da população.
Na frota de coleta da Comlurb já existem 16 caminhões compactadores 100% elétricos, com emissão zero de gases de efeito estufa.
Caso seja aprovado no teste, o caminhão movido a GNV poderá ser incluído em futuros contratos/licitações de frota.