Caminhão é içado por guindaste de contêineres em porto de Israel
O Porto de Ashdod, em Israel, é um dos mais avançados do mundo, contando com diversas tecnologias automáticas, para acelerar as operações. Porém, com tanta automação, acontecem casos curiosos dentro do porto.
É o caso de um Volvo FH que foi levantado junto com o contêiner, há vários metros de altura, pelo guindaste automatizado usado no porto. Essa tecnologia começou a ser usada no final do ano passado, e esse é o segundo acidente do tipo.
Apesar da grande tecnologia, o sistema não consegue entender gestos de pessoas ou avaliar as situações como um ser humano faria. Por isso, essas ocorrências continuarão a acontecer.
No caso desse Volvo FH, o motorista estava fora da cabine, já que é uma norma de segurança. Após a elevação do caminhão até a altura máxima do guindaste, um sistema de emergência foi ativado e o caminhão foi descido manualmente.
Não houveram danos nem vítimas, e fica aqui o elogio para o sistema de acoplamento entre o pino-rei e quinta-roda, muito eficiente, resistindo firmemente à elevação.