Caminhoneiro é autuado por crime ambiental ao trafegar com sistema de Arla32 desativado
Um caminhão Volvo FH 540 foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal na altura do quilômetro 582 da BR 242, em Ibotirama-BA, ao trafegar com o sistema de Arla32 desativado.
De acordo com a PRF, foi feita consulta nos documentos de porte obrigatório, e posteriormente uma vistoria na cabine do veículo, onde os agentes identificaram que o indicador de nível do tanque de Arla32 indicava que estava vazio, juntamente com o sinal de alerta no computador de bordo do veículo, o que comprova a falha no funcionamento do sistema de redução catalítica seletiva (SCR).
Questionado, o homem relatou que é funcionário da empresa proprietária do veículo. Disse ainda que vários profissionais utilizam o caminhão e não percebeu que o reservatório do Arla32 estava vazio.
Por conta da infração, o motorista foi autuado por crime ambiental, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pela prática do crime de Causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, que é o enquadramento dado à conduta de burlar a utilização do ARLA 32.
Também foram emitidas as multas pelas infrações de trânsito constatadas.