Volvo FH é o primeiro elétrico a transportar cargas superpesadas na Europa
A Volvo Trucks está sendo pioneira mais uma vez, ao ser a primeira montadora a ter um modelo elétrico transportando cargas superpesadas na Europa. A empresa holandesa Van der Vlist está usando três FH Electric 4×2 para operações de transporte especial.
Para a empresa, o investimento destaca o lado sustentável da transportadora, já que o modelo elétrico não emite poluentes em sua operação, e pode ter as baterias recarregadas apenas com eletricidade renovável.
Os novos caminhões da empresa garantem o transporte de cargas com até 50 toneladas de Peso Bruto Total Combinado.
Com isso, as operações de transporte são feitas com cargas como tratores, guindastes, e outros equipamentos de construção e mineração.
Geralmente, as viagens começam em portos, como nas regiões de Amsterdã, Roterdã, Antuérpia e Zeebrugge, para clientes e concessionárias.
Os caminhões FH Electric contam com baterias de 540 kWh, que garantem uma autonomia de 300 quilômetros, mesmo com peso máximo. A recarga das baterias, em estações de 44 kW, é feita em nove horas, permitindo que a carga completa seja feita durante a noite.
Para destacar ainda mais os modelos elétricos, a empresa adotou um novo padrão de pintura, que remete à eletricidade, além da cor verde, que destaca a sustentabilidade.
Atualmente, a transportadora tem 115 caminhões, e quase 90 são Volvo.