Caminhões sem cabine entram em operação no porto de Felixstowe
O porto de Felixstowe, no Reino Unido, começa a operar uma frota de caminhões sem cabine, que dispensam a presença de um motorista humano para seu completo funcionamento. O acordo entre o porto e a fabricante dos caminhões, a Shanghai Westwell Technology. Da China, foi assinado em junho. Neste mês, chegaram as doze primeiras unidades, de um lote que prevê 100 caminhões.
O porto de Felixstowe é o maior e mais movimentado na operação de contêineres no Reino Unido, sendo um dos maiores da Europa. O local é o primeiro da Europa a ter tantos caminhões autônomos em operação simultânea.
O caminhão, chamado de Q-Truck, pode ver o mundo em 360 graus, graças a uma combinação de tecnologias de radar, lidar e câmeras. Apresentado em 2018, o modelo é totalmente elétrico, com autonomia de até 300 quilômetros, dependendo da versão.
A cabine sobre o chassi é estranha por ser um espaço apenas para as baterias elétricas e para componentes do sistema de direção autônoma. Não há portas ou local para um motorista humano.
A versão mais robusta do caminhão pode transportar cargas com até 80 toneladas de PBT.
A entrega das unidades restantes ocorre nos próximos meses.