Farizon lança caminhão híbrido que funciona com metanol e eletricidade na China

Imagem de Farizon / Divulgação

A Farizon anunciou o Homtruck há alguns anos, com um visual bastante futurista e diferenciado dos modelos tradicionais da China. E agora o caminhão entrará em produção comercial, oferecendo um trem de força híbrido, que funciona com metanol e eletricidade.

A principal novidade é o motor, um Hanma GS14M510H-60, com 13,6 litros de cilindrada, que queima metanol ao invés de diesel. A potência máxima desse motor é de 510 cavalos. Ele é acoplado a um motor elétrico, com potência de 140 cavalos (230 cv de pico).

Além de funcionar como um motor elétrico convencional, oferecendo tração para as rodas, o motor elétrico opera como um gerador, especialmente em situações de frenagem, e recarrega baterias de 150 kWh.

RECOMENDADO  Aluguel e leasing se tornam tendência no mercado de caminhões por conta de juros altos

Abastecido com 920 litros de metanol, o caminhão pode rodar mais de 1.000 quilômetros. Como o metanol é muito barato na China, o custo de operação do caminhão será bem mais baixo do que o de um caminhão similar a diesel.

Imagem de Farizon / Divulgação

A cabine traz um novo design, muito bem trabalhado pela Farizon, que garante um coeficiente de arrasto aerodinâmico muito baixo, de apenas 0,343. Caminhões com cabine frontal geralmente superam o 0,5 de coeficiente aerodinâmico.

Serão oferecidas cabines simples, leito teto baixo e com teto alto, oferecendo um interior repleto de tecnologia, com telas no lugar dos mostradores tradicionais, espelhos retrovisores eletrônicos, ar condicionado digital e outros.

Na parte de segurança, o caminhão ainda oferece freios eletrônicos com EBS e ESC, sistema de detecção de fadiga do motorista, reconhecimento facial, piloto automático, assistente de voz, radares de detecção de pedestres e obstáculos, e etc.

O preço da novidade ainda não foi divulgado, mas, como os transportadores da China estão buscando novidades mais amigáveis ao meio ambiente, é certo que deverá vender muito bem por lá.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading