Governo de São Paulo compra 232 caminhões Vertis HD da Iveco

vertis hd - sao paulo

A Iveco venceu uma licitação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo no mês de agosto e fornecerá 232 caminhões Vertis HD para mais de 200 prefeituras. Serão 200 unidades da versão 13 toneladas e 32 modelos de 9 toneladas. Os Vertis HD foram equipados com implementos de carga seca e compactadores de lixo, e estão sendo comprados por municípios que os utilizarão em serviços de gestão de resíduos sólidos. A compra foi realizada pelo Estado e os recursos são provenientes das administrações municipais. A assinatura deste convênio ocorreu no dia 18/09, em São Paulo (SP), e contou com a presença do governador paulista Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, e dos prefeitos que receberão os veículos.

Os dois modelos fazem parte da reformulada gama de caminhões médios da Geração Ecoline. O Vertis HD 130V19, de 13 toneladas e com cabine estendida, foi a opção escolhida para receber implementos coletores e compactadores de lixo. Já o Vertis HD 90V18, de 9 toneladas e cabine curta, será aplicado em operações de coleta seletiva.

Produzido e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas (MG), o novo Vertis HD carrega uma série de diferencias técnicos e componentes que garantem versatilidade e facilidade de implementação, representando, assim, uma solução perfeita para o transporte de vários tipos de carga.

Diferenciais do Vertis HD

A economia de combustível, quesito em que o Vertis HD sempre foi “best-in-class”, é assegurada pelos propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptação para a tecnologia Euro V, os motores ganharam redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Em 100 mil km de testes comparativos, feitos em estradas e trechos urbanos, o novo Vertis HD conseguiu economia de até 11% em relação a concorrentes diretos.

Além da redução de consumo, os propulsores também tiveram incremento de potência. O motor do Vertis HD 9 toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas – cabine estendida, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177 cv (maior potência da categoria) e 570 Nm a 1.250 rpm para a versão 9 toneladas. No caso da versão 13 toneladas – cabine estendida, o motor tem potência máxima de 182 cv, compatível com os principais competidores do mercado, e torque máximo de 610 Nm a 1.300 giros.

Para fazer do Vertis HD um dos caminhões mais silenciosos e confortáveis do segmento na maior faixa de utilização do veículo, a Iveco desenvolveu um novo sistema de suspensão da cabine, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova barra estabilizadora.

As duas versões do Vertis HD contam com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a excelente relação custo-benefício do caminhão médio da Iveco. A lista inclui faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos faróis, cabine estendida (13 toneladas), ar-condicionado (13 toneladas), predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético, além de vários porta-objetos.

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA