Scania anuncia acordo com transportadora para testes de tecnologia autônoma




A Scania acaba de anunciar que firmou um acordo com a empresa Ahola Transport, da Finlândia, para teste e implementação da tecnologia de platooning, que consiste em um comboio de caminhões que segue um caminhão líder de forma autônoma. Os testes serão realizados em estradas convencionais, e parte do acordo prevê o aprimoramento de tecnologias de assistência ao motorista.

A empresa Ahola Transporte irá realizar testes com grupo de três ou mais caminhões conectados. Em todos os caminhões haverão motoristas, porém somente o motorista do primeiro caminhão irá dirigir. Os outros motoristas irão ficar nos caminhões seguintes, mas só irão atuar em caso de uma emergência.

Para implementar amplamente as novas tecnologias de transporte, a aceitação pública e a legislação precisam ser desenvolvidas em paralelo. Os ensaios em situações reais de trânsito e condições climáticas variáveis ​​são, portanto, essenciais. Este acordo representa um passo significativo para o platooning semi-autônomo comercialmente viável.

Hans Ahola, CEO da Ahola Transport, acrescenta: “Para nós, é importante melhorar a situação de trabalho de nossos motoristas com a ajuda de novas tecnologias. As soluções planejadas também nos ajudam a atender às expectativas dos clientes para entregas mais rápidas e para cumprimento de metas ambientais. Nossa associação com a Scania começou com o primeiro caminhão em 1959 e estamos satisfeitos por ampliar a cooperação com novas soluções “.

LEIA MAIS  Céu Azul Transportes tem vagas para motoristas carreteiros

Em combinação com o platooning, as novas funções de assistência do motorista permitirão realizar entregas no tempo programado através de um planejamento de rotas otimizado e velocidades para melhorar a eficiência do transporte. Além dos efeitos ambientais positivos de um fluxo de tráfego melhorado, o menor arrasto conseguido através do platooning reduz o consumo de combustível e, portanto, as emissões de carbono.

Essas novas tecnologias também têm o potencial de melhorar o papel do motorista do caminhão. Uma vez que o caminhão principal controla o pelotão, os motoristas nos caminhões seguintes podem, por exemplo, realizar tarefas administrativas. Com regulamentos mais flexíveis para o tempo de condução e os períodos de descanso, isso poderia abrir oportunidades maiores para que os motoristas de longa distância retornassem para casa em vez de dormir no caminhão.

LEIA MAIS  Tora Transportes abre novas vagas para motoristas carreteiros no Rio de Janeiro

“A Ahola Transport é uma empresa progressista que abraçou a digitalização para otimizar suas operações de transporte e planejamento de rotas”, diz Anders Dewoon, diretor de soluções de negócios novos da Scania. “Com parceiros como a Ahola Transport, podemos ensaiar em conjunto novas tecnologias que farão parte de um futuro ecossistema de transporte e verificarmos que é eficaz e seguro”.




Deixe sua opinião sobre o assunto!