Novo Freightliner Cascadia já sai de fábrica com direção autônoma

por Blog do Caminhoneiro

A Daimler Trucks North America apresentou ontem o novo Freightliner Cascadia 2020, que sairá de fábrica com o sistema de direção autônoma SAE Nível 2. O evento de apresentação do modelo aconteceu em Las Vegas.

O Cascadia 2020 é o primeiro caminhão em produção a contar com a funcionalidade de direção autônoma nível 2 nos Estados Unidos. Esse sistema permite que o caminhão se dirija sozinho, acelerando, freando e virando o volante sem ação do motorista. Porém, o caminhoneiro precisa estar ao volante, para agir em caso de qualquer eventualidade.

O sistema é baseado no Adaptive Cruise Control e no Active Lane Assist, tecnologias já presentes nos caminhões Daimler, como o Mercedes-Benz Actros. O mais interessante é que a direção autônoma pode ser usada em qualquer velocidade, diferente de outros sistemas que só permitem direção autônoma acima dos 40 km/h.

Além das tecnologias para manter o caminhão rodando sem motorista, radares e câmeras no caminhão detectam pedestres, animais e qualquer outro obstáculo na pista, e ativam o freio de emergência, parando o caminhão o mais rápido possível.

O caminhão também foi melhorado na questão do consumo de combustível, com algumas melhorias interessantes. Uma das mais legais e funcionais, acontece quando o caminhão atinge 88 km/h. Quando o caminhão chega a essa velocidade, a suspensão rebaixa o caminhão em 2,5 cm, melhorando significativamente o fluxo de ar em baixo e em cima do veículo. A altura volta ao normal se o caminhão reduzir sua velocidade para 72 km/h.

O caminhão também tem carenagens em todo o chassi, inclusive entre as rodas traseiras, o que reduz significativamente o arrasto e a turbulência do ar, impactando diretamente o consumo.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário