Hyundai começa entregas do modelo XCient a hidrogênio na Europa

por Blog do Caminhoneiro

A Hyundai entregou as primeiras setes unidades do modelo XCient na Suíça na última semana. Esse caminhão é o primeiro do mundo a ser produzido em massa com uma célula de combustível de hidrogênio. Até o final do ano, serão entregues mais 43 unidades para empresas do país.

A entrega dos primeiros XCient Fuel Cell marca a entrada oficial dos veículos comerciais da Hyundai no mercado europeu, um marco para a expansão da empresa também para os mercados norte-americano e chinês.

Até o ano que vem, a Hyundai planeja produzir 2 mil unidades do modelo, visando entregas na Europa, China e Estados Unidos, conforme a demanda por energia limpa vem crescendo. No total, a Hyundai investiu mais de US$ 7,7 bilhões no desenvolvimento da tecnologia.

Expansão

Para os Estados Unidos, a previsão da Hyundai é a venda de 12 mil caminhões a hidrogênio até 2030. Para o mercado norte-americano, muito diferente do chinês e europeu, a Hyundai apresentou no ano passado o protótipo HDC-6 NEPTUNE Concept. O mercado americano também terá uma versão 6×4 do caminhão.

Para a China, a Hyundai vê uma demanda de mais de 1 milhão de veículos a hidrogênio até 2030. Além dos modelos fabricados pela Hyundai, a empresa está iniciando joint ventures com empresas locais.

A previsão é de lançamento de um caminhão médio em 2022, um pesado até 2025 e outro pesado, desenvolvido exclusivamente para o mercado chinês, até 2030. A expectativa da Hyundai é a comercialização de 23 mil unidades até 2030.

Europa

Na Europa, sete clientes receberam os caminhões, transportando cargas pela Suíça e liberando apenas vapor de água como resultado da queima do hidrogênio. Essas primeiras unidades servirão de cartão de visitas para a marca na Europa.

Os clientes não fazem a compra dos caminhões, mas sim um contrato de aluguel, enquanto a empresa expande para outros mercados, com foco principal na Áustria, Alemanha, Holanda e Noruega.

A previsão é de 1.600 caminhões entregues até 2025. São dezenas de transportadoras realizando pedidos dos XCient Fuel Cell na Europa.

Potência elétrica

O XCient tem um motor elétrico de 475 cavalos de potência e 3.400 Nm de torque, alimentado com energia da célula de combustível. A transmissão é uma Allison ATM 4500R automática.

A capacidade de carga é de 36 toneladas como cavalo-mecânico ou 19 toneladas como plataforma. A Hyundai não revelou a autonomia do caminhão, que deverá ser anunciada mais tarde. A velocidade máxima é de 85 km/h.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário