JAC entrega caminhões elétricos para PepsiCo e DHL

por Blog do Caminhoneiro

As empresas PepsiCo e a DHL receberam onze unidades do caminhão elétrico JAC iEV1200T, modelo com PBT de 7,5 toneladas e autonomia para rodar cerca de 200 quilômetros com as baterias completamente carregadas.

Para a PepsiCo foram entregues 10 unidades do modelo, que servirão de laboratório para as entregas urbanas da companhia na cidade de São Paulo. A empresa está fortemente preocupada com a redução das emissões de CO2 em suas operações, e deve substituir gradativamente a frota de veículos diesel por modelos elétricos nos próximos anos.

“Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500g de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40.000 km. Ou 100 toneladas de CO2 em 5 anos. O JAC iEV1200T? Zero. Ao longo de 30 anos, que é a vida útil média dos caminhões no Brasil, cada caminhão tradicional vendido no mercado brasileiro emitirá 600 toneladas de CO2. O JAC iEV1200T? Zero”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

O caminhão recebido pela DHL será usado para avaliação do modelo. Se os resultados forem promissores, a empresa também pretende substituir sua frota diesel gradativamente.

O JAC iEV1200T tem 177 cavalos de potência e torque de 1.200 Nm de torque, o que garante uma operação tranquila no trânsito das cidades, com um custo por km rodado até cinco vezes menor que um caminhão similar a diesel.

Equipado com sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não precisar usar o ar-condicionado, o iEV1200T entregará uma autonomia superior aos 250 km.

Além do custo menor por KM rodado, o caminhão tem menos necessidade de manutenção, devido a ter diversas peças a menos que um motor diesel, como correias, bicos injetores, bomba de injeção, bomba d´agua, filtros, óleo de motor, embreagem, radiador, catalisador, aditivos à base de ureia etc.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados