Scania lança série especial com 45 unidades na Argentina

por Blog do Caminhoneiro

A Scania Argentina anunciou ontem o lançamento da série especial limitada para comemoração dos 45 anos da montadora no país. Todos os caminhões serão vendidos exclusivamente para transportadores da Argentina, e traz um visual único, equipamentos para otimização dos custos operacionais, redução do consumo e ampliação da segurança e conforto.

Uma das grandes novidades do modelo é a nova caixa de câmbio G33CM, desenvolvida especialmente para trabalhar perfeitamente alinhada com os motores Scania.

A cabine recebeu a cor “Banco Distinto”, criada exclusivamente para a edição especial, e conta com adesivo em azul celeste, homenageando a bandeira do país. O visual é semelhante à série especial Heróis da Estrada, lançada no Brasil em 2020, com 350 unidades.

Como na série especial brasileira, esta também será numerada na Argentina, de 1 a 45, ressaltando o caráter de exclusividade do modelo.

A série especial será produzida exclusivamente com a cabine R, e tem três versões de configurações de eixos e motores, com potências de 500 e 540 cavalos, e versões 4×2, 6×2 e 6×4.

Os R 500 4×2 e R 500 6×2 oferecem 500 cv e 2.550 Nm de torque, enquanto o R 540 6×4 oferece 540 cv e 2.700 Nm de torque. Todos são equipados com o motor Euro 5 de 6 cilindros em linha e 13 litros.

Outra novidade apresentada na série especial para o mercado argentino é a versão 6×4 com terceiro eixo que pode ser elevado, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.

A caixa de câmbio G33CM será produzida na fábrica da Scania em Tucumán, vai ser exportada para o mundo todo, e é totalmente nova: é mais compacta que sua antecessora, pesa 60 quilos a menos e reduz o consumo de combustível em 1%. São 14 marchas, totalmente automatizadas, com Scania Opticruise e sistema overdrive, com até 4 marchas à ré programáveis ​​e 1 marcha super reduzida.

A versão 4×2 é equipada com tanques de 890 litros e os modelos 6×2 e 6×4 saí de fábrica com tanques de 800 litros, maximizando a autonomia. Os caminhões contam ainda com carenagem lateral, spoiler dianteiro, defletor de ar ajustável ​​eletricamente e lanternas traseiras envolventes integradas ao para-lama, que ajudam a melhorar a aerodinâmica e a reduzir o consumo de combustível.

A série especial também é recheada de tecnologia, como o controle de cruzeiro adaptativo, freio de emergência avançado, alerta de mudança de faixa, cintos de segurança especiais, na cor vermelha, mais visíveis de fora do caminhão, airbag no volante e de cortina na janela.

Por dentro, o caminhoneiro conta com painel estofado com materiais macios, volante em couro, mesa do lado do passageiro, beliche e outros itens de conforto. Para aumentar o conforto, todos os eixos contam com suspensão pneumática.

A Scania iniciou a produção na Argentina em 1946, na fábrica de Colombres, em Tucumán. Hoje, esta é uma das duas fábricas de usinagem de componentes de transmissão da marca, sendo a outra localizada na Suécia, e seus produtos equipam veículos Scania em todo o mundo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!