Shacman apresenta novo caminhão bicudo na China
A Shaanxi Automobile, grupo dono da marca Shacman apresentou nessa semana, na China, seu novo caminhão, batizado de Xide-Yan 560 AMT, um modelo 6×4, com um longo e curvilíneo capô e uma enorme grade cromada.
A utilização de caminhões mais longos na China vem crescendo ao longo dos últimos anos, graças a possibilidade de uso de conjuntos com até 18,1 metros. Isso fez com que os modelos bicudos reaparecessem.
Sob o enorme capô, o Xide-Yan traz um motor XI’an Cummins M15NS6B560 Euro 6, com 14,5 litros de cilindrada e 560 cavalos, produzindo um torque máximo de 2.700 Nm. A caixa de câmbio é uma Eaton automatizada, de 12 velocidades.
Graças ao motor posicionado na dianteira, a cabine tem piso plano e mais baixo, garantindo mais conforto para o motorista. O caminhão também conta com volante multifuncional, painel de instrumentos digital, com uma tela no lugar dos tradicionais mostradores, central multimídia, ar-condicionado, geladeira e bancos com suspensão pneumática.
A cabine também é mais longa do que as tradicionais caras chatas, o que permite o uso de uma cama mais larga.
A empresa ainda não informou sobre a previsão de vendas do modelo nem os preços, mas, inicialmente, deverá ser comercializado exclusivamente na China, ganhando outros mercados da Ásia e possivelmente da África nos próximos anos.
Os chineses caíram na real de que os tijolos gigantes sobre rodas não são o melhor tipo de caminhão, tanto que não é só a Shacman que fabrica os bicudos. Outras marcas também tem modelos assim por lá.