CaminhõesCuriosidades

Um caminhão diferente utilizado como vitrine móvel na década de 1950

Nas décadas de 1950 e 1960 os meios de comunicação ainda não eram muito desenvolvidos e nesse período os anúncios móveis, muitas vezes em caminhões, foram bastante utilizados. As empresas desenvolviam veículos diferenciados, coloridos, com luzes e decorações que chamasse a atenção por onde passassem. E o artigo de hoje traz um desses veículos.

Essa história começa no início dos anos de 1950, quando a farmacêutica alemã Klosterfrau decidiu construir um caminhão publicitário e também para manutenção dos letreiros da marca (nessa época se utilizava o neon para iluminação de banner). No fim da história, o veículo serviu apenas para divulgar um de seus principais produtos, o tônico Melisana. Tudo começou com um Mercedes L-312 padrão que foi levado até a Käsbohrer, uma empresa de transformação veicular existente até hoje. Com muito esforço, ela criou uma carroceria totalmente nova e que lembrava os carros de passeio da Mercedes-Benz da época, em especial o luxuoso W180, que pode ter sido a inspiração.

Mas o cavalo mecânico, se podemos chamar assim, é apenas uma parte desse veículo inusitado. O semirreboque construído era uma enorme vitrine, cheia de luzes, com paredes laterais envidraçadas e no seu interior, uma sala de exposições para os produtos da marca. Havia uma escada retrátil na traseira para acessar o interior. Ele foi construído com materiais leves como alumínio, e considerando também as partes de vidro, tínhamos um semirreboque leve.

Ficando pronto em 1956, o Mercedes circulou primeiramente apenas na Alemanha, mas depois passou a rodar também pela Espanha onde a Klosterfrau tinha unidades de representação. Durante as viagens, o conjunto era quase sempre acompanhado por carros de escolta. A viagem para a Espanha geralmente durava cerca de três meses, e o comboio parava em quase todas as grandes cidades, apresentando ​​a história e o processo de produção da Melisana (a propósito, esse produto ainda é fabricado e pode ser encontrado nas farmácias da Europa).

As viagens duraram cerca de nove anos, a última foi em 1965. Porém, infelizmente não se sabe o destino desse caminhão extraordinário. Talvez tenha sido sucateado ou está escondido em um galpão esperando para ser descoberto.

* Com informações de Krystian Pyszczek (40ton) e Mercedes-Fans.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF