Scania perde processo na Europa e terá que enviar informações à empresas de manutenção
Oficinas e distribuidores de peças para caminhões obtiveram uma vitória na Justiça da Europa contra a Scania, que agora terá que enviar informações dos veículos a essas empresas. A decisão é do Tribunal Superior de Justiça da União Europeia.
O processo vem após a pressão das empresas que fornecem serviços e peças para veículos na Europa, para que as montadoras garantam acesso aos dados dos veículos, que até então eram considerados sigilosos pelas montadoras.
Isso significa que essas empresas terão abertura a um mercado que gera bilhões de Euros em receitas todos os anos.
O processo contra a Scania foi aberto por uma associação comercial de empresas de peças para veículos da Alemanha, após a montadora reter números de identificação de peças e veículos, se baseando na nova Lei de Proteção de Dados da União Europeia.
Porém, de acordo com o Tribunal Europeu, ss fabricantes de veículos são obrigados a fornecer acesso a todas as informações sobre reparo e manutenção.
“Mesmo quando os números de identificação dos veículos possam ser classificados como dados pessoais, o Regulamento Geral de Proteção de Dados não impede os fabricantes de automóveis de serem obrigados a disponibilizá-los aos operadores independentes”, afirmaram os julgadores do caso.