VÍDEO: Fantástico irá apresentar mais uma matéria sobre caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

caminhaoE mais uma vez é uma matéria muito tendenciosa. Uma chamada para o Fantástico, exibido pela Rede Globo todos os domingos, levantou uma série de críticas em redes sociais. A matéria a ser exibida afirma que um em cada três caminhoneiros do país usa cocaína.

Esse é um número alarmante, que assusta o público em geral, mas, conhecendo e interagindo com caminhoneiros de todas as idades, posso afirmar que esse número é muito exagerado. O consumo de drogas é uma realidade nas estradas, isso não dá para negar ou esconder, pois muitos motoristas estão seguindo o caminho de se drogar para manter o caminhão rodando e lucrando, e também por simples modismo. É um custo muito alto para fazer sobrar um trocado no final do mês.

A Rede Globo tem feito várias matérias sobre esse tema, mas sempre apresenta números extremamente elevados. São hoje, no Brasil, cerca de 1,8 milhão de motoristas de caminhão. Se esse número de um para três fosse verdade, 600 mil caminhoneiros rodariam o Brasil drogados.

Tenho conversado com muitos motoristas, principalmente os mais experientes, que são categóricos em afirmar que nunca usaram nenhum tipo de droga, por mais extenuante que fosse a jornada. Um dos maiores problemas envolvidos no uso de drogas nas estradas pode ser chamado de “modismo”. Vê-se uma onda de jovens, que muitas vezes nem habilitação “AB” têm em mãos, e que já usam drogas virtuais em simuladores de direção. São os “nóia de pc”, que falam frases desconexas e usam gírias novas, que não estão no vocabulário dos caminhoneiros mais experientes.

São esses jovens, que, quando entram no mundo dos transportes reais, acabam por ajudar a denegrir toda a classe de caminhoneiros, pelo alto índice de uso de drogas e acidentes causados pela falta de experiência. E é isso que a TV usa para piorar a imagem dos caminhoneiros frente à sociedade. Quem vê pela televisão, acredita. E depois generaliza. E é aí que está o erro.

Vários caminhoneiros se expressaram com indignação no vídeo publicado no Facebook pelo Fantástico. “Porque será que somos sempre alvo de reportagens tendenciosas e os reais bandidos não? Resposta : somos quem leva o Brasil nas costas e os intelectuais de coisa nenhuma jamais vão admitir isso, então a ordem é ‘vamos denegrir a suas imagens’, esquecendo que somos pais , maridos , filhos ,eleitores ,e pagamos nossos impostos em dia e que depois de reportagens assim vamos ser mais mal vistos e que nossos filhos ao invés de orgulho vão ter nojo da profissão que os seus pais tem!”, disse um dos caminhoneiros que comentaram o vídeo.

Veja a publicação:

Perigo nas estradas: de cada três motoristas de caminhão, um é usuário de droga. É reportagem especial, é domingo, é #Fantástico! http://glo.bo/1j9M0kD

Posted by Fantástico – O Show da Vida on Quinta, 19 de novembro de 2015

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário