Scania Heavy Tipper – Um monstro da mineração




A Scania apresentou globalmente os novos caminhões Heavy Tipper, exclusivos para mineração, com capacidade de carga líquida 25% superior aos modelos atuais. O modelos G 480 8×4 e P 440 6×4 são equipados com motores de 13 litros.

Os novos caminhões foram desenvolvidos com os componentes mais robustos e com mais potência, o que eleva a capacidade de carga e a vida útil dos caminhões.

“O Scania Heavy Tipper surge num período perfeito de retomada da compra, a curto e médio prazo, de caminhões para a mineração. Desde 2013 que este mercado não dava sinais concretos de voltar a ser comprador”, afirma Fabricio Vieira, gerente de Mineração da Scania no Brasil. “O cliente brasileiro vem pedindo um pacote, de veículo e serviços, ainda mais rentável para contribuir com a redução dos custos operacionais. O Heavy Tipper realiza este desejo, por isto é a solução ideal.”

A Scania detém hoje 33% do mercado de mineração no Brasil. Com o novo lançamento, a marca pretende chegar aos 45%, já que, além do caminhão, a montadora oferece um pacote completo de serviços.

LEIA MAIS  Dons da estrada

A capacidade de carga salta de 32 toneladas para 40 toneladas de carga líquida. A capacidade máxima de tração chega a incríveis 210 toneladas, que é a maior do segmento.

Os cmainhões receberam nova suspensão, reforçada, com novas molas, novas barras estabilizadoras e novos amortecedores. Além disso os freios foram redimensionados, para suportar a nova carga de trabalho.

O câmbio GRSO935 Opticruise tem 40% a mais de resistência, com 14 velocidades, incluído o modo Off Road, que faz com que o motor trabalhe em rotações mais altas, freio Retarder de 4.100 Nm de torque, feio motor de 261 Kw, controle de tração e de arrancada em rampas, eixo traseiro com diferencial duplo e ângulo de ataque de 29º.

Para aumentar a disponibilidade dos caminhões, a Scania oferece um pacote exclusivo de serviços para o setor de mineração, com manutenção no local da mina, mecânicos dedicados, e gerenciamento da oficina. Também há opção de gerenciamento de frota, treinamento de motoristas, sistema de troca de peças, programas de manutenção, assistência, manutenções personalizadas e diversos outros serviços para os caminhões Heavy Tipper.

LEIA MAIS  Fiscais abordam 49 caminhões em SP e MG e acham infrações trabalhistas em 35

De acordo com a montadora, até o momento, já foram negociadas a venda de 173 unidades dos modelos, para mineradoras da Índia (100 unidades) e do Brasil (73 unidades). O tempo normal de uso de um caminhão de mineração gira em torno de 3 anos, devido às condições extremas de trabalho, com cerca de 22 horas de serviço diário.




Um comentário em “Scania Heavy Tipper – Um monstro da mineração

  • 18/09/2017 em 20:54
    Permalink

    Parabéns ao grupo scan i pela inovação inovação sem dúvida um sonho para nos motorista de pesados espero pôr oportunidade!!!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!