França passa a exigir que caminhões tenham diversos adesivos de pontos cegos

O Governo da França passou a exigir para todos os caminhões e ônibus que circulam no país e que tenham mais de 3,5 toneladas de PBT, a instalação de adesivos enormes para alertar os motoristas sobre os pontos cegos (angles morts) dos veículos.

O objetivo da lei é reduzir acidentes, principalmente em áreas urbanas, onde é comum que pedestres, ciclistas e outros motoristas se coloquem em locais onde os motoristas de veículos de grande porte não tem visão.

Caminhões rígidos terão que ter o adesivo colado em três pontos, e carretas em cinco pontos. Motoristas flagrados dirigindo caminhões sem esses adesivos serão multados em € 135 (R$ 900,00).

O adesivo passou a ser exigido mesmo com protestos de caminhoneiros e transportadores, que dizem que o texto do decreto que exige a instalação ficou muito vago, e que não houve tempo hábil para adequação dos veículos às novas exigências.

O decreto foi publicado no dia 1º de janeiro deste ano, e as instruções para os adesivos só foram publicados cinco dias depois. Ou seja, apesar da exigência, ninguém sabia ao certo como seriam os adesivos.

Mesmo sem a exigência, alguns transportadores já usam placas e adesivos de alerta sobre os pontos cegos dos veículos. E também, ao invés de exigirem mais dos transportadores, o governo poderia lançar uma ampla campanha de conscientização para pedestre, ciclistas e outros usuários de ruas e estradas sobre o tema.

Seria um custo a menos para os caminhoneiros franceses, que tem sofrido com a baixa demanda de fretes e também por dois confinamentos por conta da pandemia do coronavírus.

Postagem nas redes sociais mostra que o adesivo não tem muita utilidade

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “França passa a exigir que caminhões tenham diversos adesivos de pontos cegos

  • 13/01/2021 em 20:29
    Permalink

    A quem interessa no Brasil essa notícia?

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio