PRF flagra caminhoneiro dirigindo por mais de 24 horas sob influência de rebites
Na manhã de ontem, 20/10, na BR-116 em Aparecida-SP, policiais rodoviários federais em motocicletas abordaram um caminhão Ford Cargo transportando chapas de rochas ornamentais, com placas do Espírito Santo, sendo dirigido por um homem de 39 anos.
O motorista apresentava aparente cansaço, e, ao revistarem o interior da cabine, os policiais encontraram uma cartela de Nobésio Forte, conhecido como rebite, com seis comprimidos já consumidos.
O motorista informou aos agentes que usou a droga para suportar a viagem, entre as cidades de Castelo-ES e São Paulo-SP, cerca de 850 km.
Ao analisarem o disco do tacógrafo, os policiais comprovaram a longa jornada de trabalho do motorista, sem respeitar o descanso previsto na lei. Em cerca de 24 horas, o motorista havia feito apenas pequenos intervalos de parada.
Foi lavrado TCO para responsabilização criminal do envolvido e o veículo retido para que o motorista cumpra as 11 horas de descanso ou até a apresentação de condutor habilitado e em condições de conduzir o mesmo.
De acordo com a PRF, o uso destas substâncias para inibição de sono são um risco enorme para esses profissionais, bem como àqueles que utilizam as vias nos mesmos momentos que eles.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro