Nikola faz recall em caminhões elétricos por problemas nos cintos de segurança
A Nikola Corporation tem mais de cem unidades do modelo Tre em testes com transportadores dos Estados Unidos. Nesta semana, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) solicitou um recall em 93 unidades do modelo.
De acordo com a entidade de segurança viária, os caminhões afetados podem apresentar problemas no sistema de ancoragem do cinto de segurança.
Por isso, a Nikola irá realizar a substituição do conjunto de ancoragem e do ajustador do cinto de segurança, de forma gratuita, para todos os veículo.
A NHTSA diz no relatório que as unidades afetadas foram produzidas entre 5 de novembro de 2021 e 30 de junho de 2022.
De acordo com a descrição NHTSA, o problema foi descoberto por um funcionário da Nikola, fazendo uma inspeção de pré-entrega, em 18 de julho.
Posteriormente, a Iveco (fabricante da cabine) informou à Nikola que “o torque final na fixação do cinto de segurança do passageiro não foi instalada de acordo com a especificação, é suscetível a rosqueamento cruzado e que a condição pode existir em outros caminhões”.
Após uma investigação, foi determinado que “o projeto original da ancoragem do ombro do cinto de segurança poderia ser melhorado, reduzindo o tamanho do espaçador entre o parafuso e o ajustador”.
Apesar do recall, até o momento não se tem relatos de acidentes de qualquer tipo envolvendo esses caminhões.
Todos os modelos afetados são da versão a baterias, que tem autonomia média de 550 quilômetros, com potência de 645 cavalos e velocidade máxima de 121 km/h, com peso máximo de até 37 toneladas.