Tatra apresenta modelo movido com célula de combustível de hidrogênio
A Tatra é mais uma montadora a investir no segmento de combustíveis alternativos, ao apresentar um caminhão Tatra Force equipado com um sistema de célula de combustível de hidrogênio.
O caminhão ainda está em fase de desenvolvimento, e deve ser lançado oficialmente no final do ano, quando começará a ser testado. O desenvolvimento acontece em parceria com outras empresas, como TAG, Centrum výzkumu Řež e DEVINN, na República Tcheca.
De acordo com a Tatra, o modelo Force equipado com essa tecnologia será apresentado inicialmente em versão 8×4 basculante, mas poderá receber outras configurações de chassi e carrocerias futuramente.
O Peso Bruto Total é de 45 toneladas, com pesos por eixo de 9, 13, 13 e 10 toneladas, respectivamente.
A suspensão é totalmente independente e a ar, usando um sistema de subchassi tubular. Totalmente carregado, o caminhão deve ter velocidade máxima limitada a 85 km/h.
O sistema de célula de combustível de hidrogênio instalado no caminhão usa seis tanques, totalizando 30 quilos de hidrogênio, que, por meio de uma reação química, gera eletricidade para as baterias. Após a queima do hidrogênio, o escapamento libera apenas água pura (H2O).