Vale inicia testes com caminhões gigantes totalmente elétricos

A Vale iniciou um programa de testes com dois caminhões XCMG totalmente elétricos, produzidos na China. Os dois veículos irão operar nas minas de Água Limpa, em Minas Gerais, e de Sorowako, na Indonésia.

A Vale é a uma das primeiras mineradoras do mundo a testar essa tecnologia, que não emite CO2 na operação, reduzindo impactos ambientes e emitindo menos ruídos.

Os caminhões são do modelo XDR80TE, equipados com baterias de lítio de 525 kWh, o que garante 36 ciclos (viagens). Eles também contam com regeneração de energia durante as frenagens, o que garante redução de uso de freio mecânico, da manutenção e da vibração, além de proporcionar mais conforto operacional ao motorista.

“Vemos esta parceria com a XCMG como mais um passo importante em nossa relação de longo prazo com a China, e na direção por uma mineração mais sustentável. Nossa intenção é ampliar, em conjunto com parceiros globais, o desenvolvimento e a cocriarão de tecnologias que respeitem o meio ambiente e zerem as emissões”, destaca Alexandre Pereira, vice-presidente executivo de Soluções Globais de Negócios da Vale.

“A entrega do mais recente caminhão de mineração elétrico XDR80TE neste momento é resultado de um esforço conjunto entre a XCMG e a Vale para promover a proteção ambiental global, bem como o desenvolvimento econômico verde e sustentável”, afirmou Hanson Liu, vice-presidente da XCMG Machinery e gerente-geral da XCMG Import & Export Co.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE