CaminhõesCaminhoneiroCuriosidadesDestaquesNotíciasNotíciasNovidades

Retrospectiva 2018 – Um ano intenso para o transporte

O ano que está terminando foi intenso no setor de transportes. Aconteceu de tudo um pouco em 2018, como greve, mudança de leis, lançamentos de veículos e diversos outros assuntos ligados ao transporte, que foram notícia aqui no Blog do Caminhoneiro. Para relembrar um pouco de tudo o que passou em 2018, fizemos essa retrospectiva, com os assuntos mais comentados de 2018. Os textos a seguir tiveram os maiores números de acessos em cada mês, por isso estão nesta lista. Outros conteúdos, não menos importantes, podem ser pesquisados aqui no Blog do Caminhoneiro, já que nós mantemos em arquivo as publicações antigas, desde 2009.

Até a data de hoje, foram publicados, no total, 20.251 notícias no Blog do Caminhoneiro. Desde 2009 tivemos mais de 40 milhões de acessos no Blog, e neste ano foram mais de 9 milhões de acessos. Um recorde atrás do outro. Neste ano foram publicados 3.116 textos na área de notícias, fora publicações dos nossos colunistas, na área de jogos, classificados, empregos e outros.

São mais de 50 mil comentários, e muita gente chegou à nossa página no Facebook. Crescemos cerca de 35% no Facebook, chegando a quase 400 mil seguidores.

E durante os 12 meses que passaram, muitos textos foram viralizados pelos leitores, divulgados em redes sociais e acessados por milhares de leitores. Seguem abaixo os principais assuntos.

Janeiro

Em janeiro, a empresa Cia Verde, de Araucária-PR, teve que publicar uma nota de esclarecimento por causa da atitude de um dos seus motoristas, que fez manobras muito perigosas com um caminhão da empresa e foi filmado na estrada por jovens flogueiros.

Outro assunto muito comentado no primeiro mês do ano foi a nova lei da Amarração de cargas, que passou a vigorar em 01 de janeiro e a polícia começou a multar caminhões que não estavam cumprindo as exigências logo em seguida. De acordo com a Resolução 552 do Contran, todo caminhão deve estar adaptado às exigências da lei.

Outra  resolução do Contran que causou alvoroço foi a 702, que em janeiro de 2018 foi adiada para janeiro de 2019, passando a valer nos próximos dias. Ela altera as exigências para a sinalização traseira dos caminhões.

Outro texto bastante acessado foi sobre um processo, que terminou com a obrigação de uma transportadora em indenizar a família de um pedestre morto em um atropelamento.

Fevereiro

Fevereiro, mês do carnaval, foi marcado por assuntos como a aposentadoria especial para caminhoneiros, que pode ser conseguida por motoristas que já trabalhavam antes de 1995, quando mudou a lei.

Outro assunto muito comentado foi sobre as esposas e familiares de caminhoneiros, que sofrem uma violência silenciosa nas portarias de muitas empresas, ficando horas e até dias esperando o caminhoneiro carregar ou descarregar os caminhões, sem nenhum tipo de assistência.

Outro texto que serviu de alerta para os caminhoneiros foi sobre o tempo de espera, muitas vezes não cumprido por empresas que recebem os caminhões e os obrigam a esperar por muitas horas.

A Scania também realizou a entrega dos primeiros caminhões R 450 e R 510, equipados com novos motores, com tecnologia XPI, para o Grupo G10.

Já o prefeito de São Sebastião do Alto, no Rio de Janeiro, Tavinho Rodrigues, comprou um caminhão de coleta de lixo para a cidade com o dinheiro que seria usado para o carnaval. Um belo exemplo.

Março

Em março, uma das notícias que mais chamou a atenção foi a prisão de um caminhoneiro envolvido em um acidente na Serra do Mar, no Paraná, por causa do isolamento dos freios da carreta. Por sorte não houve vítimas.

Também conhecemos o incrível Scania Kivara, da África do Sul, com linhas arrojadas, faróis de ônibus e motor com 900 cavalos de potência.

Mais uma vez, entre os textos mais lidos do mês, está um processo. Desta vez sobre controle de jornada, que pode ser feito pelo sistema de rastreamento via satélite do caminhão.

Também falamos sobre a falta de caminhoneiros nos Estados Unidos, e a possibilidade do país liberar jovens com menos de 21 anos para operarem caminhões em rotas interestaduais.

Outra novidade, também dos Estados Unidos, foi a Uber Freight e seus testes para entregas de cargas sem motoristas.

Abril

Em abril, começamos a lista com um “quase” acidente, evitado graças à área de escape da BR-376, em Guaratuba-PR. O caminhoneiro conseguiu usar a saída para parar o caminhão sem freio.

Outro assunto policial muito comentado no mês de abril foi o golpe que um caminhoneiro levou, o famoso falso frete. Por sorte o caminhão não foi roubado e o caminhoneiro levou um tiro de raspão no braço, sem maior gravidade.

RECOMENDADO  LOG20 Logística está com vagas abertas para motoristas em Itajaí-SC

Outra vez falamos da falta de motoristas nos Estados Unidos, e da estratégia de aumento de salários para tentar reduzir a falta de mão-de-obra no país.

A Coopercarga também publicou uma nota, referente à uma manobra indevida de um de seus cooperados, que danificou o canteiro central da BR-230, na Paraíba.

Também falamos da nova linha Scania, que ainda rodava em testes, totalmente camuflada, pelas rodovias do país. A apresentação oficial dos modelos aconteceu em agosto.

Maio

Maio foi uma loucura. A greve nacional de caminhoneiro paralisou o país por 10 dias, até o início de junho, mostrando a força dos caminhoneiros para todos os brasileiros e pressionando o governo por atenção à classe, tão judiada e sem assistência dos governantes do país. Depois disso várias melhorias para a vida do motorista foram implantadas. Algumas já estão vigorando e outras ainda precisam de mais estudo para serem implantadas.

Outra notícia que teve milhares de acessos em maio foi sobre um caminhoneiro que acabou preso por alertar outros motoristas sobre uma blitz policial em andamento, na região de Mossoró-RN.

Junho

Junho ainda refletia os impactos da greve do mês anterior, mas no final do mês houve outra ameaça de paralisação dos caminhoneiros. O motivo? O governo ainda não havia definido os valores do piso mínimo dos fretes.

O caminhoneiro Valdir Constante acabou sendo notícia no Blog do Caminhoneiro por um fato triste. O caminhoneiro de 71 foi vítima de um AVC, também conhecido como derrame, e se acidentou com seu caminhão. O fato foi filmado e postado nas redes sociais como se o sr. Valdir estivesse bêbado. Por sorte a polícia atendeu ele e foi levado à um hospital. O caminhoneiro ainda se recupera do AVC.

Outro motorista realizou um protesto solitário, bloqueando um pedágio contra a cobrança por eixo suspenso, que havia sido proibida durante a greve dos caminhoneiros do mês de maio de 2018.

Em junho a Volvo apresentou na Europa sua série especial de 25 do Volvo FH, que atingiria nos próximos meses o número de 1 milhão de unidades produzidas. A Série Especial 25 Anos chegou ao Brasil em novembro.

Também a Volvo fez uma campanha para encontrar o Volvo FH mais antigo em operação no Brasil. Os modelos fabricados em 1993 foram importados da Suécia, e vendidos entre 1993 e 1994 no Brasil.

Julho

Em julho anunciávamos o lançamento da nova linha Scania, graças a pistas dadas pela própria montadora. Mårten Magnus Bergstrom, Designer Chefe da Scania, foi personagem de alguns vídeos da montadora, perguntando: Por que Mårten está na América Latina?

Outra grande novidade do mês de julho foi o novo caminhão Ford, que vazou antes do lançamento. O caminhão foi um dos assuntos mais comentados do mês, e tema de dois dos textos mais lidos de julho no Blog do Caminhoneiro.

Um caminhoneiro chinês também teve muita sorte. Ele entrou com seu caminhão em uma área de escapa de uma serra em Yunnan, na China, mas isso não foi suficiente para o caminhão parar. Por sorte, no final da estrutura, havia uma rede de segurança, e o motorista e o ajudante ficaram presos nela. Os dois não usavam o cinto de segurança.

Também noticiamos o movimento de agricultores para compra de caminhões, para não pagarem os valores dos fretes de acordo com a tabela do piso mínimo, instituída depois da greve dos caminhoneiros.

Agosto

Em agosto falamos sobre a possibilidade da criação de uma nova CNH, vitalícia, que obrigaria somente os exames de físicos e mentais obrigatórios, permanecendo com o mesmo documento até os 70 anos de idade.

Outra notícia muito acessada foi sobre um golpe dado em um caminhoneiro idoso, que parou de trabalhar e resolveu vender seu caminhão pela OLX.

A Scania foi novamente um dos assuntos mais comentados do mês, graças a apresentação oficial da nova geração de caminhões, e também da nova linha P com motor de 7 litros e 220 cavalos.

Outro processo trabalhista foi tema de uma matéria aqui no Blog do Caminhoneiro, com milhares de acessos. Dormir em cabine de caminhão gera danos morais? Vai depender do tipo de caminhão. É o que explica o texto.

Setembro

Em setembro, o texto mais lido foi sobre uma apreensão de uma carreta adulterada. O texto viralizou nas redes sociais.

RECOMENDADO  Redução na compra de veículos pesados abre espaço para a locação como alternativa

Novamente a falta de caminhoneiros nos Estados Unidos foi tema de um texto no Blog. Desta vez, de acordo com um estudo da American Trucking Association, nos próximos 10 anos serão necessários 900 mil novos motoristas de caminhão no país.

Novamente uma possibilidade de greve agitou os acessos do Blog do Caminhoneiro. A UDC (União dos Caminhoneiros do Brasil) disse que faria uma paralisação nacional no dia 09 de setembro.

Ainda sobre o piso mínimo de fretes, uma transportadora entrou na justiça por causa de atravessadores e do fato da Antt não fiscalizar o cumprimento da tabela.

A Volvo foi destaque novamente, graça a apresentação do caminhão conceito totalmente autônomo Vera, sem cabine. O modelo foi apresentado no IAA, em Hannover.

Outubro

Em outubro, novamente uma possibilidade de paralisação teve uma alto número de acessos no Blog do Caminhoneiro. Wallace Landim, o Chorão, um dos nomes da greve de maio, convocou uma nova paralisação de caminhoneiros em Catalão-GO.

O movimento contra o não cumprimento do piso mínimo de fretes aconteceu em Catalão, mas foi pequeno.

O protesto pedindo justiça depois da morte de um caminhoneiro em um assalto foi outro assunto muito comentado no Blog do Caminhoneiro.  Familiares e amigos de Gustavo Diresta, de 36 anos, e caminhoneiros da região, se reuniram em um posto de combustíveis e saíram em carreata na Rodovia Washington Luís assim que o corpo de Gustavo chegou à cidade.

O designer alemão Felix Ludwig, que faz modificações especializadas para o simulador de transportes Euro Truck Simulator 2, apresentou uma projeção 3D de um novo Volvo NH. O tema foi um sucesso no Blog do Caminhoneiro.

E a nova geração Scania estava sendo oficialmente lançada no Brasil. Em outubro, a Scania fez um evento para mais de 120 veículos de imprensa em Santos e em Guarujá-SP, onde nós pudemos conhecer os detalhes de cada um dos caminhões da montadora.

Novembro

Em novembro, os freios da nova geração Scania foram destaques no Blog do Caminhoneiro. Falamos sobre os aspectos de frenagem dos novos caminhões, item de segurança muito trabalhado pela montadora.

Após as eleições, o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro disse em entrevista que seria melhor que não houvesse um tabelamento de valores de frete, mas que sua equipe estava estudando o assunto.

Também falamos sobre Fake News, um dos assuntos em alta neste ano, sobre uma suposta frota encontrada pela equipe de transição do novo governo. O vídeo era de 2016, e os caminhões estavam parados devido à crise.

Também noticiamos a apreensão de uma carreta carregada com mais de 40 toneladas de excesso de peso, no Rio Grande do Norte.

Outro destaque foi a operação Raptores, da PRF, deflagrada em 21 de novembro, contra alterações irregulares em implementos, que já haviam causado vários acidentes.

Dezembro

O ano ainda não terminou, e dezembro ainda tem alguns dias pela frente, mas muitas notícias tiveram altos números de acessos no Blog do Caminhoneiro. É o caso do texto publicado no último dia 22, que conta a história da entrega do último Scania da geração PGR entregue no mundo. O caminhão foi vendido à transportadora M. Hermes, do Rio Grande do Sul.

Outro fato marcante do mês foi a rapidez de um caminhoneiro que jogou a carga de bobinas na rodovia por causa de um incêndio que começou na carga. Antes de todo o caminhão ser tomado pelo fogo, o motorista agiu e salvou o veículo.

Mais uma vez uma notícia policial foi bastante acessada. Contamos a história de um caminhoneiro do Piauí que foi sequestrado e todos os pneus do veículo foram levados.

A Transportes Sílvio, de Santa Catarina, também publicou uma nota de repúdio às atitudes de um de seus motoristas, filmado em alta velocidade e realizando manobras perigosas.

Para finalizar a lista, mais uma vez o presidente eleito Jair Bolsonaro foi tema de uma notícia, sobre o piso mínimo de fretes. A equipe do presidente já se antecipa ao problema e estuda uma nova tabela, que seja boa para o caminhoneiro e boa também para o agronegócio.

E 2019? Como será o nosso novo ano? O Blog do Caminhoneiro continuará aqui, sempre antenado e atualizado, trazendo tudo o que acontece nas estradas do Brasil e do mundo para vocês, amigos leitores.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading